CAÇA ÀS TRUFAS EM ALBA NA ITÁLIA


CABTRUFA.png


QUADRADO.png   E X P L O R E   O S   M E L H O R E S   S A B O R E S

A “trufa” em português, ou “tartufo” em italiano, são os nomes vulgarmente dados aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber. Trata-se de um gênero de fungos que são comestíveis e deliciosos. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos. A trufa é como um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 centímetros. Contém proteínas, hidratos de carbono e há baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento nutritivo e também saudável.


QUADRADO.png   T A M A N H O S

Adquirem tamanhos variados e formas, como pequenas, grandes, ou irregulares. Fatores como temperatura, umidade, grande quantidade de água e composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento deste fungo. Cada variedade demanda por um clima específico.


QUADRADO.png   T R U F A S   D E   A L B A   N O   N O R T E   D A   I T Á L I A

São de altíssima qualidade, com aroma e paladar mais persistente e sofisticados em comparação à outras provenientes de regiões distintas. Anualmente em Outubro é realizada uma grande feira, o Festival de Trufas de Alba, que traz à pequenina cidade do norte da Itália muitos apaixonados por gastronomia, donos de restaurantes para comprar produtos, e vendedores para levar a iguaria até outras áreas.

Trufas são difíceis de transportar pois não duram muito tempo. Se visitar a cidade durante a temporada de trufas, nos restaurantes locais você poderá se deliciar com as trufas brancas raladas em todos os seus pratos.

A escassez das trufas brancas em Alba também desempenha um papel significativo no seu custo. O fato de que as trufas brancas frescas de inverno só podem ser caçadas e colhidas durante uma estação muito curta, geralmente entre outubro à dezembro no Piemonte, acrescenta mais valor ao seu preço.


QUADRADO.png   F I E R A   I N T E R N A Z I O N A L E   D E L   T A R T U F O   B I A N C O   D ´ A L B A

Ocorre nos meses de Outubro e Novembro, com uma agenda de eventos e atividades interessantes. É patrocinado pelo Ministério de Políticas Agriculturas, Alimentação e Florestas. Em toda a região Piemonte, ocorrem  inúmeras feiras e festivais dedicados às trufas branca, entre as mais famosas são as que acontecem nas cidades de Moncalvo, San Damiano d’Asti e Castelnuovo Don Bosco.

O caçador de trufas é chamado de Tartufaio ou trufolau. Deverá respeitar a Lei Nacional e Regional italiana quanto à caça e comercialização das trufas. Passa por um curso e exame para receber uma carteira oficial. É necessário o auxílio de cães especialmente treinados, para identificar a localização exata aonde se encontra o fungo maduro, pois são muito difíceis de serem descobertas.

A caça pode durar horas, e quando o começa a se mover rapidamente sinalizando ao caçador, o caçador escava delicadamente com a mão ou com ferramentas permitidas, para não estragar o produto e também manter a integridade de seu habitat natural.