SERVICES IN PORTUGAL

UMA JORNADA FANTÁSTICA NO ALENTEJO: CORK TREKKING, PROVA DE AZEITES COM UM PEQUENO PRODUTOR & ENOTURISMO


QUADRADO.png CONHEÇA A EMPRESA ESPECIALISTA NO TURISMO ALENTEJANO

Uma das experiências mais fantásticas que um viajante poderá desfrutar em sua permanência em Portugal, é conhecer o Alentejo. Nada melhor do que escolher uma empresa especializada no turismo alentejano, com rotas diferenciadas e atendimento 5 estrelas. A companhia orgulha-se do vasto conhecimento da região e expertise, com uma gama de ofertas desde os percursos tradicionais, até programas feitos à medida.

O encantamento da viagem já incicia-se no caminho desde Lisboa rumo ao Alentejo, com duração de menos de 60 minutos, a observar a paisagem peculiar, a fauna e flora. Se tiveres sorte, vais observar algumas das raças autóctones da região, onde podem ser encontrados os Suínos de raça Alentejana e os adoráveis Cães de raça Rafeiro Alentejano. Ademais, para os adeptos de birdwhatching, um óasis encontra-se ao dispor, com uma vastidão de espécies catalogadas, a saber: o falcão peregrino, perdizes, e a cegonha branca.


QUADRADO.png UMA EXPERIÊNCIA COM UM PEQUENO PRODUCTOR DE AZEITE:  “AMOR É CEGO”

IMG_5431

O SIMPÁTICO PRODUCTOR DE AZEITES SR. JOÃO RECEBE OS VISITANTES EM SUA QUINTA. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD MAGAZINE.

O mercado do azeite extra virgem vem ganhando protagonismo nas cartas dos principais chefs de Lisboa. Muitos especialistas passam grande parte do tempo, entre a criação e execução de seus pratos, realizando investigação sobre novos e melhores produtos à mesa, de origem portuguesa.

O conceito “farm to table” chegou há alguns anos para ficar, sendo que a identificação e apostas em pequenos produtores fazem o maior sentido na valorização da cozinha local. O que verifica-se no cenário gastronómico de Portugal, é que cada vez mais os produtos assumem papel de destaque, ao inves da exaltação da persona do Chef. Inclusive jovens chefs do cenário lisboeta acreditam que utilizar um produto de alta qualidade, armazenado nas devidas condições, compoe em mais de 60% o sucesso de um prato, onde o sabor e frescor possam ser evidenciados com o mínimo de intervenção humana.

IMG_5444

O FANTÁSTICO AZEITE DO PEQUENO PRODUTOR, UM PRODUCTO DISPUTADO POR CHEFS EM LISBOA. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD MAGAZINE.

E neste caminho, é que os azeites vem se destacando cada vez mais como base da cozinha portuguesa, em detrimento do tradicional uso da manteiga como costume francês e outras partes do mundo.

Diante de muitos desafios para buscar a inovação necessária e a constante atualização das cartas nos restaurantes de finning dinning ou tradicionais, é que chefs e suas equipas apostam em alternativas menos convencionais e mais genuínas, buscando o contato direto com o pequeno produtor do interior do pais – como já acontece com os vinhos e queijos.

Um bom exemplo disso é o que pudemos comprovar no Monte da Oliveira Velha, onde são encontradas as azeitonas que dão origem ao Azeite Amor é Cego. Fica ali nas próximadades de Évora e Entremoz no Alentejo, sítio de milenares zambujeiros testemunhas oculares de história de antepassados. Durante uma visita de aproximadamente duas horas, a equipa local da TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE teve a oportunidade de aprender sobre a Oliveira Galega e degustar seu azeite extra virgem, junto com produtor, Sr. João Miguel Rosado.

Em 2015, iniciáram o sonho de produzir azeite a partir de um pequeno olival, aproveitando um património oleico plantado pelo avô há mais de seis décadas.

JOAOAM

SR. JOÃO, ALÉM DE PRODUTOR DE AZEITES, APRESENTA SEUS DOTES CULINÁRIOS AO COZINHAR PARA PRATOS REGIONAIS E APRESENTAR UMA MESA DE DEGUSTAÇÃO DOS PRODUCTOS ALENTEJANOS. FOTOGRAFIA TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD MAGAZINE.

É saboroso apreciar Sr. João demonstrar seu dotes culinários na preparação de um delicioso almoço na própria Quinta, cuidando da seleção dos melhores queijos, frios e embutidos e os mais diversos pães da região, além da preparação de óvos mexidos no minuto. Isso tudo regado ao vinho tinto seco alentejano. Todo essa combinação aliada à hospitalidade diferenciada portuguesa, num clima familiar e impessoal, transforma a ocasião num momento muito agradável e especial.

A visita – uma das paragens da day tour da empresa TOP EMOTIONS – torna-se inesquecível quando é somada à prova do azeite:  0,1 de acidez, extraído a frio, que se revela equilibrado e harmonioso, conservando a matriz da galega – frutado maduro, com notas de tomate e frutos secos e final ligeiramente picante. Na degustação, podemos brincar com as sensações. Ao permitir a ingestão do azeite com um pouco de ar, é acentuada a percepção da picância na garganta, após alguns segundos.

A produção privilegia a qualidade, e não a quantidade. O tratamento é feito de forma cuidadosa e sem pressa das velhas oliveiras, a respeitar as melhores práticas agrícolas e, por isso, apesar de terem uma baixa produção – 7 litros de azeite por cada 100 kg de azeitona – produzem um azeite exclusivo da mais alta qualidade. Por isto, a colheita de 2017 foi de apenas 1170 litros.

Sr. João confidenciou-nos que a disputa de seu produto é imensa, em função do carácter de unicidade e exclusividade empregadas. Poucos têm a sorte e honra de garantir o produto à sua mesa, a oferecer o que existe de mais autêntico e genuíno em termos de azeite em Portugal. Foi isso o que confirmamos em nossa visita, e agora estamos a as semanas para lá podermos regressar à altura das colheitas.

ACEDA AO CONTEÚDO INTEGRAL DE VÍDEOS COM A REPORTAGEM COMPLETA REALIZADA, ENTREVISTA COM O PRODUTOR, ACTIVIDADES, DICAS ESPECIAIS E CURIOSIDADES, ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM https://www.youtube.com/c/TopCheckin. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @TOPCHECKIN


QUADRADO.png  CONTEÚDO INTEGRAL SOBRE A EXPERIÊNCIA NA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM JUNHO 2019

Confira em breve na íntegra toda a rica Costa Da Arrábida, com entrevistas, paisagens de praias paradisíacas, dicas especiais e todos os detalhes deste mundo descoberto com a Rotas do Sal. Queres saber mais? Para aceder gratuitamente à Primeira Temporada daSérie Inside Portugal, inscreve-te já com prioridade no link abaixo:

AQUI > https://www.youtube.com/c/TopCheckin

INSIDE PORTUGAL FIRST SEASON INVITATION

Não te esqueças do nosso encontro marcado. A partir do dia 09 de Junho, todos os Domingos às 5 p.m., estaremos juntos novamente, desde o norte do país até o sul, nos melhores destinos, secret tips told by locals, a desfrutar das experiências mais genuínas, em Portugal.


QUADRADO.png ROTAS À PÉ E ROTAS COM VIACTURA/CARRO

Os gourmets e foodies irão adorar a rota que a empresa TOP EMOTIONS oferece, com duração aproximada de duas horas. Com passagem por diversas ruas permeadas de história, prova-se o que o Alentejo tem de melhor, como os queijos regionais, vinhos secos, embutidos característicos e doçaria única. 

Outra das rotas mais interessantes proporcionada de maneira diferenciada pela empresa é da “Rota da Pré-História”, para dar a conhecer algumas das regiões procuradas do mundo por um segmento específico de turistas, como Cromeleque de Vale de Maria do Meio e Cromeleque dos Almendres, além de Anta Grande do Zambujeiro e as Grutas do Escoural. Descoberta em 1963, através da exploração de mármore na Herdade da Sala, ao encontrar neste espaço diversas ossadas humanas e outros vestígios arqueológicos.


QUADRADO.png VIACTURAS ESPECIAIS FRUTO DE UM GRANDE ACERVO HERDADO PELO CEO DA COMPANHIA

CHRYSLER_IMPERIAL01-500x333.jpg

CRYSLER IMPERIAL SEDAN LANDAULET, UM DOS CARROS DA VASTA COLEÇÃO DA EMPRESA, DISPONÍVEL PARA PUBLICIDADE E EVENTOS. FOTO: DICULGAÇÃO.

O exemplar datado de 1929 é mantido em excelente estado de conservação. Este modelo que se encontra em exposição, tem algumas particularidades bastantes avançadas para a sua época, tais como: o vidro frontal sobe, accionado por um mecanismo, para poder entrar ar fresco no automóvel; o banco do condutor tem apoio lombar regulável; os passageiros do banco traseiro têm um apoio para os pés; entre outras. Outro curioso exemplar da coleção – com alguns disponíveis para passeios e publicidade – é o HEINKEL KABINE. A seguir à Segunda Guerra Mundial a Heinkel foi proibida de fabricar aviões, que eram a sua especialidade e dedicou-se à construção de motociclos e scooters, mais tarde devido à crise no Suez que trouxe o racionamento de combustível à Europa, surgiram os “micro carros” e os “carros bolha”, do qual este kabine, de 3 rodas, passou a fazer parte da produção da Heinkel.


QUADRADO.png UM DOS PASSEIOS MAIS FASCINANTES REALIZADOS PELA COPANHIA: VISITA AOS CROMELEQUES DOS ALMENDES

IMG_5279

O CEO DA COMPANHIA CONTA AOS VISITANTES A HISTÓRIA DA LOCALIDADE, COM PROFUNDO CONHECIMENTO E PAIXÃO PELO TRABALHO. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Este é o nome conferido ao conjunto de diversos menires agrupados em um ou diversos círculos, seja em elipses, em retângulos, em semicírculo ou mesmo sem ordem aparente. Especialistas caracterizaram-nos como monumentos à altura da pré-história. Em geral, encontram-se associados ao culto dos astros da natureza, perfazendo um sítio de rituais religiosos e encontro tribal. O guia responsável por transmitir-nos este conhecimento imenso, contou-nos que para erigir/erguer os seus monumentos, os homens da época pré-histórica provavelmente começaram por levantar uma coluna, em honra de um deus ou de um acontecimento importante, embora a maioria dos historiadores relacionem o seu aparecimento com o Culto da fecundidade (menir isolado), Marcos territoriais (menir isolado), Orientadores de locais (menires isolados e em linha), Santuários religiosos (menires em círculo). Esses monumentos pré-históricos eram pedras, cravadas verticalmente no solo, às vezes bastante grandes (megalito, denominado menir). Pelo peso dessas pedras, algumas com mais de três toneladas, acredita-se que não poderiam ter sido transportadas sem o conhecimento da alavanca.

Segundo consta em questão de registos históricos, o Cromeleque dos Almendres foi descoberto em 1964 pelo investigador Henrique Leonor Pina, enquanto fazia o levantamento da Carta Geológica de Portugal. Imóvel de Interesse Público desde 1974, o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica viu, a 29 de Janeiro de 2015, os seus inquestionáveis méritos arqueológico e científico finalmente reconhecidos, quando o Conselho de Ministros o reclassificou como Monumento Nacional.
EM BREVE: ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA COM A “TOP EMOTIONS” NAS FILMAGENS DA SÉRIE “INSIDE PORTUGAL” A SER EXIBIDA A PARTIR DE MAIO 2019

QUADRADO.png UM JEEP TOUR EM MEIO AOS SOBREIROS E PROVA FANTÁSTICA DE VINHOS NA HERDADE DA MAROTEIRA

Outro ponto de destaque dentre as experiências proporcionadas pela TOP EMOTIONS aos viajantes, é a visita à Herdade da Maroteira. Esta é uma propriedade agrícola localizada no Alentejo, há mais de cinco gerações. Não só produzem os regionais vinhos secos, mas oferecem diversos serviços turíticos – um pacote de experiencias diferentes e que pode agradar aos mais aventureiros e as crianças. Com a oferta de duas unidades de Alojamento Local (AL), apresentam o pioneiro “projecto Corktrekking – explore the Cork”. Além da tradicional prova do reconhecido vinho “Cem Reis”, acompanhada de tira-gostos para os adultos.

IMG_5574.JPG

PROVAS DE VINHOS NA ADEGA, A OSTENTAR COM ORGULHO A VITÓRIA DE RÓTULOS PREMIADOS. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE.

O que achas de fazer trilhas em ingrimes subidas e descidas em meio a uma floresta de sobreiros? Sim, ali existe também a retirada consciente da cortiça em arvores centenárias, mas a emoção inicia ao subirmos no classico jeep Land Rover offroad 4×4, sem capotas. Existem seis assentos no carro, um na frente ao lado do simpático e falante piloto e quatro atrás para os mais valentes. É recomendado segurar firme o telemóvel, devido ao terreno acidentado, que muitas vezes nos surpreende com solavancos divertidos e inesperados.

Vale destacar que dóceis cães alentejandos acompanham a equipa por todo o percurso, que pode durar uma hora ou mais, dependendo da disponibilidade de tempo e luz natural. Curioso é que apesar da velocidade do jeep, os cães ao cruzar uma série de atalhos no meio da mata, sempre conseguem alcançar o grupo.

MAROT

UMA DAS PARAGENS DA JEEP TOUR EM UM DOS PONTOS MAIS ALTOS DO MONTADO, COM SUNSET DESLUMBRANTE. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN TRAVL & FOOD WORLD MAGAZINE

Após uma longa e inclinada subida chega-se ao mirante, um dos pontos mais altos da herdade, onde se pode apreciar um dos mais belos e incriveis sunsets alentejanos, numa visao ampla e livre de 360 graus. O som dos pássaros e insetos da região também marcam presença e ecooam ao ar, sendo muitas vezes possível até indenficá-los, como os das corujas.

Hospitabilidade é o diferencial da Herdade da Maroteira. Os colaboradores trabalham felizes e isso transborda para os turistas que em busca do contacto com natureza, encontram muito mais do que o verde, cortiça e vinho. Ganham de prenda uma incomparável experiência. E pode apostar, vais querer regressar ali, com amigos e familiares, para novas aventuras.

EM BREVE: ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA COM A “HERDADE DA MAROTEIRA” NAS FILMAGENS DA SÉRIE “INSIDE PORTUGAL” A SER EXIBIDA A PARTIR DE MAIO 2019


QUADRADO.png SERVIÇO

  • PLATAFORMA VISITEVORA.NET

Site Oficial: https:www.visitevora.net

  • TOP EMOTIONS

CEO Sr. Miguel Mira

Rua Vasco da Gama 8, 7000-941 – Évora, Portugal.

Tel: (+351) 918 135 669 | (+351) 266 095 189

Email: miguelmira@topemotions.pt

Site Oficial: www.topemotions.pt

  • AZEITE O AMOR É CEGO

João Miguel Rosado

Monte da Oliveira Velha, 7035, Évora, Portugal.

Tel.: (+351) 960 117 714

Email: joao.rosado@azeiteamorecego.pt

Site Oficial: https://azeiteamorecego.pt/

  • HERDADE DA MAROTEIRA
Aldeia da Serra, 7170-120 Redondo, Portugal.

Tel.: (+351) 266 909 823

Site Oficial: https://herdade-da-maroteira-pt