PENÍNSULA DE SETÚBAL: ENOTURISMO, AZULEJOS E A CULTURA DA HISTÓRICA VILA PISCATÓRIA DE SESIMBRA


QUADRADO.png CONFIRA A ROTA DOS VINHOS NA MARGEM SUL

A equipa de correspondentes locais teve muito gosto em conhecer novos destinos e curiosidades com o Sr. Paulo Baptista, um morador da região e apaixonado pela Península de Setúbal. Rumamos em direção à esta fantástica região em uma zona localizada a aproximadamente 30 minutos de Lisboa.  Esta localidade peculiar é mundialmente conhecida pelo peculiar vinho, gastronomia regional, edificações históricas e  fábricas de azulejos.

O incrível  Sr. Paulo Baptista, a contar um bocadinho da fantástica história da Ponte 25 de Abril. Fotografia: TOP CHECK-IN® MAGAZINE

Após a saída desde Lisboa, fomos agraciados com a passagem através da histórica e belíssima Ponte 25 de Abril, um dos principais pontos turísticos da capital. À altura de sua construção, era a maior ponte de suspensão da Europa. É possível a passagem através desta apenas por carro ou comboio/trem. A ponte vermelha encanta tanto por suas formas, que há hoje e uma uma maratona anual realizada nesta, onde em 1 dia no ano é possível percorrer seus quase 3KM a pé. Esta ponte liga a capital Lisboa à Almada, onde está no alto de uma vistosa colina o monumento do Cristo Rei. 

Na paragem ao Santuário Nacional do Cristo Rei, inaugurado em 17 de maio de 1959, uma verdadeira aula de História. Apesar do inverno, o céu foi generoso a proporcionar-nos uma visão limpa, a capacitar a visão da Baía do Seixal, o medieval Castelo de Palmela e a fabulosa Serra de Sintra. Dentre algumas das curiosidades, O Santuário Nacional de Cristo Rei situa-se a uma altitude de 133 metros acima do nível do Tejo. Chama a atenção o imponente monumento do Santíssimo Redentor de braços abertos, a olhar para a cidade de Lisboa. A obra do escultor português Francisco Franco de Sousa conta com 28 metros de altura. O pedestal e o pórtico, elevam-se a 82 metros de altura. A construção que durou 10 anos impressiona. Não deixe de conferir a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus em seu interior. Missas são realizadas diariamente no sítio. O que muitas pessoas não sabem, é que existe um persurco sugerido, como uma peregrinação, dando a conhecer determinados sítios antes dechegar aos pés do Cristo Rei. Impossível não debruçar-se no  miradouro para maravilhar-se com a vista de camarote para a capital Lisboa.


QUADRADO.png A PERCORRER OS ENCANTOS DA VILA DE SESIMBRA

IMG_3617.JPG
O Cabo Espichel é um dos hot spots exploradosna região. Fotografia: TOP CHECK-IN® MAGAZINETRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

O segundo pitstop contemplou um dos sítios mais icónicos e históricos da península: o Cabo Espichel.  Trata-se do ponto mais ocidental da costa de Sesimbra. Muito mais do que religião, é um conjunto arquitetónico único. Impossível não apaixona-se por este lugar mágico, marcado pelo contraste do verda da relva, e azul do mar / céu. A geografia local é arrebatadora, com uma vista brutal.

IMG_3588.jpg
Na Península de Setúbal, a imensidão desta construção de cunho histórico-religioso impressiona. Fotografia: TOP CHECK-IN® MAGAZINE

De forma calma e tranquila, sem pressa de mostrar tudo o que há de melhor em cada sítio, foi-nos apresentado pelo guia o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua – Igreja de Nossa Senhora do Cabo, o Terreiro no Cabo Espichel, a Casa dos Círios, Cruzeiro, Casa da Água e o Aqueduto no Cabo Espichel.

frame enoturismo
BASTA APONTAR O TELEMÓVEL PARA ACEDER AO CONTEÚDO COMPLETO DESTE ARTIGO EM TECNOLOGIA QR CODE

Próximo ao Cabo Espichel, encontra-se o Castelo de Sesimbra a mais antiga fortaleza desta zona – localizado no topo de um morro a norte da Vila. Sabe-se que este fora conquistado aos Mouros em 21 de Fevereiro de 1165, por D. Afonso Henriques. É conhecido como o “Castelo dos mouros”. Ao longo dos séculos, sua história de conquistas e reconquistas é impressionante.

Após o gigantesco terramoto de 1755 que devastou Lisboa e seus arredores, alguns danos foram praticamente irreparáveis. Após um longo trabalho de recuperação, encontra-se da forma que pode ser visitado acualmente.

Exploramos a construção deste magnífico monumento que ergue-se a 240 metros acima do nível do mar, com uma vista fantástica. Um spot digno de belas fotos em registo. Caso tenha mais tempo na região, não deixe de acompanhar a exposições que são realizadas regularmente em seu inteior, bem como o circuito museológico.


QUADRADO.png O MUNDO DOS VINHOS NAS FAMOSAS ADEGAS

Um outro sítio cheio de charme na península, é Azeitão – mais especificamente a Vila Nogueira de Azeitão –  o epicentro comercial desta zona, onde podem ser encontradas a uma curta distância, alguns dos maiores productores de vinhos e de um doce cuja degustação é obrigatória: as Tortas de Azeitão.

A península é renomada pela tradição secular de região vinhateira, em especial o proveniente da casta moscatel de setúbal. É cercada pelo oceano Atlântico, rios Tejo e Sado. A Península de Setúbal compreende 2 Denominações de Origem, nominadamente Setúbal e Palmela – e a designação de vinhos regionais Península de Setúbal.

A casta Castelão é utilizada em boa parte dos vinhos regionais, sendo necessária uma porcentagem mínima desta, em conformidade com a legislação para DO. Dentre outras em destaque, encontra-sem facilmente na região a Arinto e Fernão Pires. A casta de maior renome é a Moscatel de Setúbal, conhecida por seu dulçor e escolhida por muitos como vinho licoroso perfeito de sobremesa.


QUADRADO.png A CASA JOSÉ MARIA DA FONSECA

IMG_3663.JPG
Fachada interior da propriedade José Maria da Fonseca no Azeitão, um dos pontos de paragem para degustação de vinhos. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

O enoturismo é bastante explorado na região, e uma das mais célebres casas produtores é o destino da nossa tour. Na José Maria da Fonseca, tem-se a oportunidade de conhecer a história da família na Casa-Museu 7 Gerações de vinhos, além de passear pela adega, loja e belos jardins da propriedade. Construída no século XIX, foi restaurada em 1923 pelo arquiteto Suíço, Ernesto Korrodi, tendo sido a residência da família Soares Franco até 1974.

vinho
A tecnologia está presente na loja da Casa José Maria da Fonseca. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Com uma fachada e jardins de beleza muito especiais, tem estado desde sempre associada à imagem da José Maria da Fonseca. O percurso pela Casa-Museu inicia-se com uma breve explicação sobre a história da empresa, seguindo-se a visita às antigas adegas: a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o vinho Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos. No final, o visitante terá a possibilidade de conhecer e provar alguns dos vinhos produzidos pela José Maria da Fonseca.  Ao visitar a Loja de Vinhos, pode ainda perder-se na escolha de um vinho para aquela ocasião especial e complementar com produtos gourmet regionais.


QUADRADO.png A ADEGA-MUSEU DA BACALHÔA

Outra das casas visitadas pela tour da PORTAEXPRESSO é a Bacalhôa, indubitavelmente uma das mais tradicionais do país. A sede na Quinta da Bassaqueira, em Azeitão, é uma casa de portas abertas onde descobrirá colecções de alto valor artístico organizadas em três grupos temáticos.

“Out of Africa” é uma exposição dedicada à Rainha Ginga e a três maravilhas paisagísticas de Angola – as Pedras Negras de Pungo Andongo, a Fenda de Tundavala e as Quedas de Kalandula.

A exposição “What a Wonderful World!” , passagem para um ambiente de glamour e perfeição, é composta pelos metais e flores dos Anos Loucos da Art Nouveau e Art Deco. O Azulejo Português do Século XVI ao Século XX, utilizado em Portugal de forma exuberante e sem equivalente na Europa, celebra a arte da azulejaria ao longo de mais de cinco séculos em Portugal.

IMG_3904
As provas de vinhos são o ponto alto do dia, ao lado do simpático jardim japonês. Foto: TOP CHECK-IN® MAGAZINE
Durante a visita, há a oportunidade de experimentar os passos básicos de uma prova de vinho profissional e apreciar o prazer que se retira da verdadeira degustação. Da sala de provas, admire o cenário tranquilo do Jardim Japonês, no qual está exposto parte do espólio do escultor Nizuma e a árvore Kaki, bisneta da única árvore sobrevivente à bomba de Nagasaki.

QUADRADO.png A VISITA IMPERDÍVEL À FÁBRICA DE AZULEJOS DE AZEITÃO

IMG_3811.JPG
Uma verdadeira aula sobre todo o processo de fabrico dos azulejos, um património nacional. Foto: TOP CHECK-IN®  MAGAZINE

Um dos segredos que esta região guarda, é a ida à Fabrica de Azulejos de Azeitão, onde ainda se fabricam azulejos segundo os métodos do século XVI. Foi simplesmente fascinante acompanhar a explicação detalhada sobre como é o fabrico do azulezo, um patromónio cultural português. 

Os Azulejos de Azeitão utilizam os métodos tradicionais europeus de produção de azulejos e reproduzem desenhos antigos de países não europeus, mas também islâmicos e chineses. Fazem ladrilhos planos pintados à mão, bem como telhas de relevo com diferentes esmaltes coloridos, no estilo de azulejos hispano-mouriscos. 

O azulejo é feito manualmente a partir de barro próprio e pela via húmida, sendo prensado manualmente a rolo na lastra. Seguidamente, fica a secar durante 2 meses, naturalmente ao tempo sem qualquer secagem forçada. Nesta fase de secagem o azulejo vai adquirir uma irregularidade da superfície com empenos naturais, o que é muito importante para o aspecto final ou seja para que não fique perfeitamente liso e com a expressão da própria secagem natural.
azulejos.png
A pintura de azulejos em andamento, dentro da fábrica localizada na região do Azeitão – Peníncula de Setúbal. Foto: TOP CHECK-IN® MAGAZINE

Tem um primeiro cozimento em forno eléctrico ficando depois de cozido a 1020 graus em chacota nas dimensões de 14cx14cmx1cm. Segue-se a fase da vidragem feita manualmente, como o homem não consegue sempre colocar a mesma quantidade de vidro e também pelo cozimento, alguns azulejos ficam mais rosados que outros, o branco do azulejo não é constante e fica com diversas nuances.

O processo de vidragem provoca também naturalmente alguns poros na superfície sendo considerados naturais. A pintura é feita toda a pincel manualmente sem estampilhas ou decalques, utilizam-se as cores da azulejaria tradicional portuguesa, sendo o azul, manganês, amarelo e o verde cobre, as principais cores. O azulejo vai a cozer pela segunda vez, depois de pintado. Pode apresentar diversas nuances de cores derivado á pintura ser manual e pela influência do pintor ou seja podem as cores ser mais fortes ou mais abertas, mais brilhantes ou ligeiramente mais opacas. O azulejo apresenta também fissuras no vidro o que habitualmente se chama craclé, isto é derivado à pasta do azulejo, vidro e temperatura de cozimento. Esta situação também é habitual encontra-se nos azulejos antigos. O vidrado no entanto mantêm-se aderente sem problemas não sendo da maior parte dos casos as fissuras visíveis a olho nu podendo com o passar do tempo vir a revelarem-se. Como nota final,todas estas características aqui referidas no processo conferem ao azulejo artesanal uma personalidade que o torna diferente de todos os outros, sendo muito mais gratificante como é natural.


QUADRADO.png A ENTIDADE CRIADORA DESTE CIRCUITO

Fundada em 1987, a Portugal Porta expresso opera no mercado português há mais de 25 anos na área de Transfers, Private Tours e Business Tours. As actividades são pautadas pelo correto acompanhamento ao cliente, em vários idiomas , nos mais diversos locais da região da Lisboa, tendo em consideração as necessidades do cliente e mostrando o potencial turístico de Portugal, como local preferencial na Europa. As fantásticas praias de Tróia , os Jardins e Monumentos de Setúbal e Arrábida, as herdades vinícolas de Palmela, aos campos de golfe da linha de Cascais / Estoril, a riqueza histórica de Sintra e naturalmente Lisboa , são locais de visita e animação turística reconhecida a nível internacional.

Arrabida, an amazing tour Passeio de Helicóptero em Lisboa, Torre de Belém Praias , Tróia , Comporta PORTAexpresso, Helicopter at Oporto hotspot

  • Transporte de Pessoas de e para o Aeroporto
  • Aluguer de Autocarros
  • Passeios privados
  • Golf Shuttle
  • Visitas a Cidades e Museus
  • Experiências gastronomicas
  • Visitas e passeios nocturnos
  • Transferes : Aeroporto e Golfe
  • Aluguer e passeios em Veleiros
  • Passeios de helicopteros
  • Organização de Pescarias
  • Aluguer de Iates
  • Aluguer de Helicópteros
  • Aluguer de Jactos Privados
  • Aluguer de Aviões Comerciais

QUADRADO.png  CONTEÚDO INTEGRAL SOBRE O VILA VITA PARC NA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM JUNHO 2019

Confira em breve na íntegra toda a rica Gastronomia do Vila Vita Parc, com a entrevista de chefs, pratos, receitas e todos os detalhes deste mundo de sabores. Queres saber mais? Para aceder gratuitamente à Primeira Temporada daSérie Inside Portugal, inscreve-te já com prioridade no link abaixo:

AQUI > https://www.youtube.com/c/TopCheckin

Não te esqueças do nosso encontro marcado. A partir do dia 09 de Junho, todos os Domingos às 5 p.m., estaremos juntos novamente, desde o norte do país até o sul, nos melhores destinos, secret tips told by locals, a desfrutar das experiências mais genuínas, e sabores autênticos do Vila Vita Parc e Portugal.

INSIDE PORTUGAL FIRST SEASON INVITATION


QUADRADO.png SERVIÇO

PORTUGAL PORTA EXPRESSO

Address: Rua dos Arcos, Apartado 200, 2901-901 Setúbal – Portugal

 

Phone: (+351 ) 91 660 74 50