slider

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL: OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS NA ARRÁBIDA E BIRDWATCHING NO ESTUÁRIO DO SADO


QUADRADO.png  A INCRÍVEL EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS NA PENÍNSULA DE SETÚBAL

IMG_6723

A PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO JÁ É EMOCIONANTE COM A TENTATIVA DE IR DE ENCONTRO ÀS COMUNIDADES DE GOLFINHO NA BAÍS. FOTOGRAFIA TOP CHECK-IN

A aventura rumo à esta experiência começa no encontro com a equipa da Rota do Sal, a primeira empresa de turismo na região de Setúbal licenciada para a observação de golfinhos,
na marina setubalense.

Observadores inglêses em maltas aguardam espectantes, para além de brasileiros e portugueses, no cais para o embarque na lancha rápida e potente. A embarcação escolhida é a mais apropriada para a identificação do grupo de golfinhos, próximo à interseção do Rio Sado e o oceano atlantico.

A entidade desenvolveu com exclusividade este circuito, para dar a conhecer aos locais e turistas do mundo inteiro o segmento de Turismo de Natureza e de Aventura, ríquíssimo em Portugal, busca de experiência vem a crescer constantemente. Na Europa, só existem 4 localidades onde esta espécie de golfinhos residentes podem ser encontradas, e felizmente Portugal é uma delas! A somente 40 KM de Lisboa, isto é possível.

O passeio é realmente emocionante, especialmente em dias ensolarados, e sem nuvens. Posicione-se estratégicamente na proa da embarcação, e não se preocupe com o conforto, pois a equipa disponibiliza capas térmicas corta-vento para um maior conforto devido às frescas rajadas marìtimas.

Em aproximadamente 15 minutos, já é possível admirar estonteante península de Tróia. O local apresenta uma natureza exuberante, frequentado pelos amantes de aventuras, belezas naturais, e cavalgadas selvagens.  Vale observar que o turismo de natureza em Portugal vem crescendo em ritmo constante, o que força às indústrias locais a estarem mais atentas às questões ambientais e sustentabilidade.

CONTEÚDO INTEGRAL DE VÍDEOS COM A REPORTAGEM COMPLETA REALIZADA, ENTREVISTAS, ACTIVIDADES, DICAS ESPECIAIS E CURIOSIDADES, ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM https://www.youtube.com/c/TopCheckin. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @TOPCHECKIN

O marinheiro responsável, com grande experiência em rastreamento destes animais aquáticos, possui um potente binóculo e fica a procurar algum sinal dos golfinhos ao horizonte. Inevitavelmente, o grupo vive ali uma leve apreensão e busca esperançosamente avistá-los, uma vez que desde do momento do embarque, são feitas ressalvas com a probabilidade mínima de não encontrarmos os golfinhos em horas específicas.

frame rotas do sal

BASTA APONTAR O TELEMÓVEL PARA ACEDER AO CONTEÚDO COMPLETO  DESTE ARTIGO EM TECNOLOGIA QR CODE

Ao passar do tempo nas águas a ansiedade aumenta, mas basta uma pequena sinalização do marinheiro sobre a presença da principal atração, que a felicidade passa a reinar soberana para todas as nacionalidades a bordo. Logo numa primeira aproximação, o sentimento que se faz presente é um misto de surpresa e fascínio, com a constatação de um grande grupo da espécie nadando junto à lancha, e vaidoso, a exibir-se.  Ao desligar os motores da lancha, pode-se perceber em sua magnitude o verdadeiro e ballet dos golfinhos, a exuberância em cada salto dado, e o som de sua forte respiração ao voltar a superfície.

Tudo fica ainda muito mais divertido em tentar prever a aparição dos golfinhos ao redor da lancha, uma vez que eles estão individualmente ou simultaneamente em exibição. Voltamos a crianças de novo! A tentativa de descoberta do local onde o próximo golfinho irá imergir acelera as batidas do coração, inevitavelmente.

Uma dica fundamental é acompanhar a movimentação do trajeto, ou ainda posicionar sua câmera em direção específica, para ter maior chance de sincronizar o click perfeito de um jump. Os golfinhos residentes da costa da arrábida já estão habituados com a presença de embarcações, as quais devem estar autorizadas pelos orgãos públicos competentes.  As cerejas do bolo ficam por conta da magnífica paisagem da Serra e Costa da Arrábida, com destaque para o engraçado formato das protegidas falésias e das premiadas praias como Gonçalinho, eleita em 2018 como a melhor de Portugal. Sua água azulada e transparente, de onde consegue-se avistar claramente o fundo do mar mesmo que a  muitos metros de profundidade.


QUADRADO.png  BIRDWATCHING NO BELÍSSIMO ESTUÁRIO DO SADO

IMG_6903 (1)

O ESTUÁRIO DO SADO ATRAI NACIONALIDADES DO MUNDO INTEIRO INTERESSADAS NA BIODIVERSIDADE ÚNICA DE PORTUGAL. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN

Uma das maiores zonas húmidas de Portugal, o estuário do Sado – que recebe mais de 70.000 aves aquáticas – é também um dos melhores locais para observação de aves em qualquer época do ano. A actividade reúne cada vez mais adeptos em todo o mundo e pessoas que gostam de observar aves selvagens no seu habitat natural.

A equipa Rota do Sal disponibiliza potentes binóculos para os clientes, assim como um monóculo de alta precisão que capta as melhores imagens, mesmo que distantes em quilômetros. Seus especialistas tem olhos treinados para identificar as mais diversas aves, que podem ser encontrados em livros de referencia, praticamente enciclopédias. Em certas alturas do ano, é possível observar mais de 80 espécies em um único dia, se forem visitados os principais locais, com destaque para a Águia-sapeira (Circus aeruginosus), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Flamingo (Phoenicopterus roseus), o Merganso-de-poupa (Mergus serrator), o Maçarico-real (Numenius arquata), o Milherango (Limosa limosa), o Ostraceiro (Haematopus ostralegus), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), o Pernilongo (Himantopus himantopus), dentre outras aves raras e exóticas.

Outra zona imperdivel situa-se no Zambujal, perto de Águas de Moura. Para chegar a este local, deve tomar-se a N10 a partir de Setúbal, virando no km 54. Ao fim de cerca de 1 KM chega-se a uma ponte metálica – antiga ponte ferroviária – sobre a ribeira da Marateca. Este é um local excelente para observar aves durante a maré baixa, e para os mais afortunados um especial sitio para apreciar um lindo por-do-sol. Não percas a oportunidade de avistar coloridos flamingos, cegonhas brancas e a natureza exuberante na Reserva Natural do Sado.


QUADRADO.png  O SURPREENDENTE CENTRO INTERPRETATIVO NO HISTÓRICO MOINHO DE MARÉ MOURISCAS

Um dos pontos de paragem do percurso é o Moinho de Maré Mouriscas, um centro de pesquisa, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. Historicamente datado de aproximadamente século XVII, situa-se em uma zona de sapal e salinas. Rodeado de terrenos antigamente usados para o cultivo de arroz, é palco de um observatório, parque de merendas, um interessante espaço expositivo e centro de informações para visitantes.

Toda a região do estuário é vital para a preservação de milhares de espécies, importante para a desova, desenvolvimento e crescimento de vários peixes. Como guião de visita, o estuário pode ser dividido em margem norte e margem sul. Nosso principal foco foi a margem norte, que compreende a zona que se estende desde Alcácer do Sal até Setúbal, passando por Águas de Moura, Praias do Sado e pela zona industrial da Mitrena.

Na margem norte, o local mais acessível para observação de aves é a zona da Mourisca. Neste local existem alguns percursos de observação assinalados, resultantes de uma colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Câmara Municipal de Setúbal.


QUADRADO.png  CONTEÚDO INTEGRAL SOBRE A EXPERIÊNCIA NA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM JUNHO 2019

Confira em breve na íntegra toda a rica Costa Da Arrábida, com entrevistas, paisagens de praias paradisíacas, dicas especiais e todos os detalhes deste mundo descoberto com a Rotas do Sal. Queres saber mais? Para aceder gratuitamente à Primeira Temporada daSérie Inside Portugal, inscreve-te já com prioridade no link abaixo:

AQUI > https://www.youtube.com/c/TopCheckin

INSIDE PORTUGAL FIRST SEASON INVITATION

Não te esqueças do nosso encontro marcado. A partir do dia 09 de Junho, todos os Domingos às 5 p.m., estaremos juntos novamente, desde o norte do país até o sul, nos melhores destinos, secret tips told by locals, a desfrutar das experiências mais genuínas, em Portugal.


QUADRADO.png SERVIÇO

ROTA SO SAL

Morada: Loja 14 R/C no Mercado do Livramento, Av. Luísa Todi 163, 2900-362 Setúbal

Telefone: +351 938 122 190

Email: info@rotasdosal.pt


Categories: slider, TOURISM