GASTRONOMY

CONHEÇA A COZINHA COMANDADA PELO JOVEM CHEF GIL FERNANDES, A CONSOLIDAR-SE NA FORTALEZA DO GUINCHO COM UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL ÚNICA


QUADRADO.png OVERVIEW

Localizada em uma fortaleza do século XVII que debruça-se sobre o oceano, encontra-se a cozinha do talentoso Chef Gil Fernandes, a comandar o leme desde fins de 2018. O restaurante instalado no Hotel-Restaurante Fortaleza do Guincho é galardoado com uma estrela Michelin, e referência em Portugal no que tange à Alta Gastronomia. A orquestra é regida por um catálogo de memórias, história e cultura do país.


QUADRADO.png SAIBA QUEM É O CHEF RESPONSÁVEL PELA GASTRONOMIA PORTUGUESA DE VANGUARDA

A responsabilidade da manutenção deste nome recaiu sobre o colo do jovem chef de 28 anos – o mais jovem chef a ostentar uma Michelin em Portugal – que já trabalhava na casa como Sous-Chef de seu antecessor. Procedente de Lourinhã, é formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. No curriculum tem passagens por alguns dos mais notáveis sítios da restauração no Algarve, nomeadamente Ocean e Vila Joya. O background garantiu-lhe escopo para o desafio a seguir, quando assumiu a liderança das jalecas, e trouxe uma nova roupagem com introdução de técnicas, apresentações dignas de obras de arte e conceitos mais contemporâneos, e a reinterpretação de clássicos da Gastronomia portuguesa.

IMG_4452

O JOVEM CHEF GIL FERNANDES LIDERA UMA DAS COZINHAS MAIS RECONHECIDAS POR TODO O PAÍS. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN

Assina não somente a ementa do restaurante, mas também a do agradável Bar-Esplanada. Para além disto, conduz com maestria o segmento de eventos do hotel – e ao longo do ano são um bocado deles – já acostumado ao catering de casamentos e diversas celebrações de grande porte.

Orgulhoso de seu time de campeões, o Chef Gil Fernandes recebeu a equipa da TOP CHECK-IN MAGAZINE para conhecer o backstage de sua cozinha, e apresentou o elenco desta seleção. Seu pasteleiro Filipe Manhita, é o responsável pelo fechamento com chave de ouro de memoráveis menus degustação, que apresenta a trinca aromas-cores-sabores lindamente. As sobremesas versam sobre um universo dotado de receitas muito precisas e plástica definida, as quais são muito bem executadas na etapa final da refeição, para o término em grande estilo da experiência.


QUADRADO.png OS MANDAMENTOS DA NOVA COZINHA DA FORTALEZA DO GUINCHO

IMG_4539.JPG

A ESTÉTICA DOS PRATOS É UMA DAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DO CHEF. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN

A proposta do chef Gil Fernandes tem como resultado uma cozinha que provoca emoções, desperta todos os sentidos, resignifica o paladar, e nos desafia a novas descobertas com os melhores sabores que as papilas gustativas podem apreciar. A inspiração no Atlântico, seu bom vizinho, é um pilar fundamental, a garantir os melhores produtos da costa e frescor inigualável.

Consoante à altura do ano, são respeitadas as sazonalidades dos produtos e utilizados prefencialmente produtos biológicos. A relação com pequenos produtores da região lhe confere, além do fomento ao comércio justo e economia circular, produtos com origem certificada de procedência, e a portugalidade à mesa.

As ementas mudam de acordo com as novas estações. Podemos encontrar clássicos da culinária lusitana reinventados em suas diferentes texturas – muitas vezes dá-nos a conhecer o mesmo produto com duas texturas diferentes na mesma criação, uma das características da Gastronomia moderna – com combinações inusitadas.

Pode-se, enfim, perceber que o chef mantém como referência os acertos da histórica cozinha do restaurante, mas traz também assina sua identidade particular e personalidade bastante definida na nova assinatura da carta.

QUADRADO.png POR ONDE PODES COMEÇAR

Há o serviço à carta e também 02 possibilidades diferentes de menu degustação – um mais curto e outro longo. O percurso sensorial mais suscinto, com 4 pratos, oferece ao comensal uma prova do que o chef tem a apresentar, servido ao valor de 95 euros e com possibilidade de harmonização de vinho a 140 euros. A experiência completa – chamada Menu experiência – é oferecida ao valor de 145 euros, e caso deseje o wine paring a 230 euros.

O menu experiência transporta-nos para terras nunca dantes conhecidas, habitadas por um palato de combinações ousadas, inovadoras e surpreendentes. Os amuse-bouches abrem as portas para as dimensões seguintes, sempre adornadas pelos maravilhosos pães da casa, provenientes de uma massa-mãe que já habita a cozinha por 3 anos.

PARA ACEDER AO CONTEÚDO INTEGRAL DE VÍDEOS COM A REPORTAGEM COMPLETA REALIZADA, ENTREVISTA COM O CHEF E CURIOSIDADES, ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE INSIDE PORTUGAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @TOPCHECKIN

Queres saber mais? Para aceder gratuitamente à
Primeira Temporada da Série InsidePortugal
inscreve-te já com prioridade no link abaixo:
 

A primeira etapa é o Lagostim de mar, guarnecido por couve rábano com flores de primavera e malva-rosa. A sugestão de harmonização do competente sommelier acerta nas referências vínicas que passeiam por rótulos portugueses, com referencias acertadas, a exemplo do alvarinho Quinta do Regueiro 2016.

Com sabor a mar, vem o nobre carabineiro do Algarve, com pó de cúrcuma, pickles de kumquat, trilogia de cenouras bio – roxa, laranja e amarela – e purê de cenouras, algumas cozinhadas em vácuo e outras assadas no forno. Portanto, o mesmo produto servido no prato mais de uma vez, com a alternância de texturas.

frame qr fortaleza restaurant.png

BASTA APONTAR O TELEMÓVEL PARA ACEDER AO CONTEÚDO COMPLETO  DESTE ARTIGO EM TECNOLOGIA QR CODE

Diretamente da tradição da costa setubalense vem a inspiração para o choco, seguido pelo tenro linguado selvagem, cozinhado a baixa temperatura, bivaves selvagens, um molho de açafrão português e uma concha estaladiça com açorda – que disputou ferozmente o protagonismo da cena, com milho, alho e coentros.

Quando já não espera-se que o chef nos possa conduzir por outras fronteiras, ele afronta-nos – positivamente, é claro – com o Robalo do anzol, com couve em puré, couve frita e couve branqueada, para além de nabos branqueados e pele de porco. Este prato tem a parte 2, quando finaliza com o serviço de uma “sopa de cozido”. Atenção, pois este prato tem efeitos colaterais. Vais ser conduzido diretamente para as memórias de infância, de casa cheia, e de família reunida aos domingos.  O Chef conseguiu transformar, sim, memórias em sabores – garanto-vos.

O circuito segue com a vaca maturada ladeada por queijo de cabra, flor de sabugueio fresca e aipo glaceado, com jus de novilho de comer até a última gota. O limpa-palato fica entregue à um sorbet feito na própria casa, com figo da índia, compota e grazinados do mesmo.

IMG_4529.JPG

OS PRATOS DO CHEF MAIS PARECEM OBRAS DE ARTE. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN

O duçor fica a cargo da Nabada de Semide, relíquia da doçaria conventual que felizmente é relembrada, uma sobremesa composta por prato e creme servido ao momento, com saboroso pastel de tentúgal recheado com nabada e amendoas. Acompanha sorbet de nabo, rabanetes e espuma de amêndoa amarga.  O nome dá-se pela confecção original no convento beneditino de Santa Maria de Semide, onde fora concebido com os mesmos ingredientes.


QUADRADO.png  O CONVITE IRRECUSÁVEL DO BAR E  ESPLANADA

IMG_4807.JPG

A ESPLANADA É ABERTA TAMBÉM A NÃO-HÓSPEDES, CONVIDADOS A DESFRUTAR DA MAGNÍFICA PAISAGEM. FOTOGRAFIA: TOP CHECK-IN

O Bar guarda uma atmosfera intimista junto à simpática lareira, perfeita para os dias mais frios. Já a esplanada com vista privilegiada para o mar, é um perfeito spot para um sunset de verão com refeições leves e drinks vistosos. Basta a escolha de uma mesa junto a um dos muros da fortaleza, regozijar-se ao som do mar que beija a pedra, e desfrutar. O serviço que vai até às 22h, segue a mesma linha do restaurante principal, com atendimento cordial e competente, sem ser invasivo.

Para petiscar, aposte sem titubear na tábua de queijos ou enchidos nacionais. Há pratos para todos os tipos de mood e de gostos. O passeio inclui desde entradinhas para picar, saladas, sandes, sopas, e robustos búrgueres com carne barrosã em um fofinho brioche até pratos mais compostos, como o bacalhau de meia-cura com grão de bico e grelos salteados. Outro acerto é o lombo de porco preto alentejano com as clássicas batatinhas e legumes. Guarde espaço para a sobremesa para o deleite da baba ao rum topical, com ananás, manga, lima e maracujá. Em uma bela taça de martine, vem adornada a mousse aveludada de chocolate e coco.


QUADRADO.png CHÁ COM SCONES?

Engana-se quem está a pensar que as propostas para seduzir o comensal findaram. Pela simbólica quantia de 8,50 euros – exatamente! – podes desfrutar de uma mesa com vista panorâmica e o clássico chá da tarde com homemade scones. Sim, os scones são deliciosos e disputam o protagonismo com o ambiente. Vêm acompanhados de manteigas e compotas de frutas, provenientes de um produtor do norte que envia especialmente para o hotel. É uma excelente porta de entrada, com valor acessível, para fazer o cliente encantar-se por cada detalhe.


QUADRADO.png  CONTEÚDO INTEGRAL SOBRE A COSTA ALENTEJANA NA SÉRIE INSIDE PORTUGAL EM JUNHO 2019

Confira em breve na íntegra toda a rica Costa Alentejana, com entrevistas, paisagens de praias paradisíacas, dicas especiais e todos os detalhes deste mundo descoberto com a R2RS Tours. Queres saber mais? Para aceder gratuitamente à Primeira Temporada daSérie Inside Portugal, inscreve-te já com prioridade no link abaixo:

AQUI > https://www.youtube.com/c/TopCheckin

Não te esqueças do nosso encontro marcado. A partir do dia 09 de Junho, todos os Domingos às 5 p.m., estaremos juntos novamente, desde o norte do país até o sul, nos melhores destinos, secret tips told by locals, a desfrutar das experiências mais genuínas, e sabores autênticos do Vila Vita Parc e Portugal.

INSIDE PORTUGAL FIRST SEASON INVITATION


QUADRADO.png SERVIÇO

Restaurante Fortaleza do Guincho

Morada: Estrada do Guincho, 2750, Cascais  – Portugal

Telefone: +351 214-870 491

Site Oficial: https://www.fortalezadoguincho.com


Categories: GASTRONOMY, slider