PORTUGAL

A RIQUEZA INESTIMÁVEL DO ALENTEJO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DIGITAL “VISIT ÉVORA”


QUADRADO.png O CORAÇÃO DO ALENTEJO EM DESTAQUE

IMG_5368.JPG

Sr. Luis Seco, um dos fundadores da plataforma digital “Visit Evora” exibe com orgulho as riquezas de sua terra natal. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Recentemente, a TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE esteve pessoalmente com o Sr. Luis Seco – um dos criadores da uma plataforma digital “Visit Évora” – para em conjunto desbravarmos e pesquisarmos uma das regiões mais belas de Portugal.

Destaca-se no distrito/estado do Alentejo, a especial e charmosa cidade de Évora. Sem dúvida, o melhor ingrediente deste morador local é paixão pela região, que também é sua terra natal. Isto serviu de inspiração para a criação do guia especializado, uma ferramente útil de busca para interessados na região e também de acesso os parceiros locais da plataforma, os quais oferecem serviços de turismo na região.

Percorremos o centro histórico da encantadora Évora, reconhecida como patrimonio mundial pela Unesco desde 1986 – capital do Alentejo, uma das principais regiões produtora de vinhos, azeites e cortiça do país. Uma dica preciosa transmitida pelo Sr. Luis Seco: o centro histórico da cidade não é assim tão grande e é possível conhecê-lo bem se fizer longos passeios pelas ruas empedradas. Apesar disso, vai precisar de mais tempo para desfrutar de tudo o que temos para lhe oferecer. “Devagar, ao ritmo do Alentejo”
Na verdade, visitar Évora já vale pelo maravilhoso percurso anterior à sua chegada, ao longo de charmosas estradas com intermináveis planícies cobertas de vinhas, sobreiros – a árvora da cortiça – e criação de animais, como o inegualável porco preto. Sua localização é realmente privilegiada, visto que encontra-se a menos de 1h de Lisboa e com fácil acesso pelas principais autoestradas do país.  Se tiver a chance de fazer uma breve paragem/parada no caminho à Évora, prove o tradicional revigorante “caldo de cação”, um verdadeiro elixir afrodisíaco – diz a lenda.


QUADRADO.png ÉVORA E SUAS RIQUEZAS DE VALOR INESTIMÁVEIS

Ao chegar à cidade murada de Évora, as primeiras atrações de destaque são a Sé Catedral, devido à imponente arquitectura e relevância histórico-religiosa, além da Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos.
IMG_5320.JPG

Interior da Capela dos Ossos, um dos pontos mais visitados na cidade de Évora – o coração do Alentejo. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Vale alertar que a Capela dos Ossos pode ser um pouco desconfortante para os mais sensíveis, em função dos milhares de crânios e ossos que adornam e sustentam as paredes. Se constata a presença de inúmeros crânios pequenos, de recém-nascidos que morreram supostamente por problemas relacionados ao nascimento prematuro ou crianças infortunadas por doenças mortais à altura.

Não deixe de conhecer o pátio interno do campus da Universidade de Évora, fundada em 1559, a segunda mais antiga de Portugal – a primeira é a Universidade De Coimbra – e de grande prestígio no meio acadêmico e científico.
4.jpg

Pátio interior do campus da Universidade de Évora, em destaque com o Colégio do Espirito Santo. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

O sítio para você produzir suas mais emblemáticas fotos e vídeos é, sem dúvida, o Templo Romano – ou como também é conhecido popularmente o Templo de Diana, embora a denominação correta seja Templo Romano – contruído no século I d.C. Hoje em dia, suas ruínas são os únicos vestígios do Forum Romano na cidade. Já na Praça Giraldo, o ponto central de Évora, desfrute das belezas da fonte, edifícios históricos, arquitectura predominante, e dos pequenos cafés, a distinguir-se na gastronomia regional, com convites tentadores como as irresistíveis queijadas.
Guarde espaço de tempo – e de estômago! – para uma refeição completa à Alentejana, com pratos da culinária regional e uma doçaria excelente. Um dos pratos tradicionais é o porco preto, com uma carne tenra e de sabor peculiar, e também o ensopado de borrego.
IMG_2044

A deliciosa Gastronomia regional disponível em mercados, restaurantes e cafés pela cidade de Évora. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Notadamente, os vinhos e queijos exercem papel de destaque na Gasteonomia, com denominação de origem protegida como o “Queijo de Évora DOP” e os “Vinhos DOC”, com denominação de origem controlada. Isto significa que somente nas terras desta região podem ser produzidos estes productos, de personalidade única e sabores preservados.
IMG_5363.JPG

Vestígios dos tempos de ocupação romana encontram-se disponíveis à visitação na cidade. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Ao percorrer as estreitas e engraçadas ruas de Évora, o visitante também depara-se com vestígios tempos romanos em vários sítios, em especial as termas romanas de Évora. Poderás conhecer as construções datadas historicamente de meados do séculos II.

Aproveite as lojinhas de artesanato com produtos locais feitos de forma única. Reserve tempo para adquirir uma lembrança de cortiça – um ícone da cultura local. São os mais variados produtos e preços, notadamente carteiras, porta moedas, blocos e agendas, bolsas, calçados, chapéus, roupas e mobiliário de alta durabilidade, como diferenciados bancos, mesas e cadeiras.
EM BREVE: ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA COM A VISIT EVORA E MAIS CONTEÚDO NAS FILMAGENS DA SÉRIE “INSIDE PORTUGAL” A SER EXIBIDA A PARTIR DE MAIO 2019

QUADRADO.png SERVIÇO

CEO Sr. Luis Seco

Site Oficial: http://www.visitevora.net/


Categorias:PORTUGAL, slider