SERVICES IN PORTUGAL

UMA NOVA FORMA DE SENTIR E VIVER O FADO APRESENTADO PELA JOVEM FADISTA CRISTIANA NA COMPANHIA “LISBOA ANTIGA”


QUADRADO.png PARA CONHECER A SÉRIO O FADO, NADA MELHOR DO QUE ESTE SER APRESENTADO POR UMA NOTÁVEL E JOVEL FADISTA LISBOETA

A “Lisboa Antiga” é uma empresa portuguesa que acredita na autenticidade da cultura lusitana. Aposta na inovação e renovação, enraizada na singularidade e genuinidade da tradição. Recentemente, a TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE foi conferir in loco os serviços, que proporcionaram uma experiência memorável.

IMG_1138.JPG
Sra. Cristina Sofia é uma jovem fadista lisboeta que apresenta de uma forma única como sentir e viver o verdadeiro fado de Portugal. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

A beleza da música – Património Imaterial da Humanidade – UNESCO – através de uma experiência de proximidade, foi o que inspirou no business a vontade de partilha, com objectivo de envolver todos na magia da noite fadista e da Lisboa d’outras eras. Os temas mais cantados no fado são a nostalgia, saudade, o ciúme, as historietas do quotidiano dos bairros típicos e as lides de touros.

A Sra. Cristiana Sofia Martins da Silva é uma jovem fadista, simplesmente apaixonada por tudo que diz respeito ao tema. Ela realiza uma verdadeira imersão à este fantástico mundo pelas ruas do Chiado na tour “7 Fados 7 Colinas”, a despertar os sentimentos mais profundos da verdadeira alma sensível lusitana. Para entender a beleza da musica portuguesa, basta viver de perto e sentir toda a magia da noite de fado. E isso tudo, com uma guia especializada, pesquisadora universitária e dona de uma linda voz.


QUADRADO.png A EXPERIÊNCIA DA TOUR “LISBOA 7 FADOS 7 COLINAS” COM A EMPRESA “LISBOA ANTIGA”

Durante o percurso a pé, a Sra. Cristina descreve em detalhes a história de grandes personalidades, ruas dedicadas ao fado e tascas notáveis de determinada região de Lisboa. É visível sua paixão pela arte, história e cultura musical. Os sítios onde leva as pessoas, são realmente garimpados e muito bem escolhidos, de forma a proporcional uma experiência inesquecível e auténtica.

O ponto de encontro da walking tour é, em geral, o Largo do Chiado, no centro de Lisboa. Fomos premiados logo de inicio com um incrível e avermelhado sunset, característico da luz especial da capital, já conhecida como uma das melhores cidades do mundo para os amantes de fotografia. Deste momento em diante, já estavamos inspirados para conhecer um pouco mais sobre esse estilo musical peculiar, que normalmente é cantado por uma só pessoa – fadista – e acompanhado por duas guitarras, uma clássica e outra portuguesa.

Ao longo do agradável percurso de cerca de 45 minutos, tens a chance de conhecer alguns sítios emblemáticos e tradicionais de lisboa antiga, como a Livraria Bertrand – a mais antiga da cidade.

Outros pontos também são percorridos, como o Largo do Camões, bairro da Bica e seu emblemático elevador  datado de 1892, Bairro Alto e o apaixonante Miradouro de São Pedro de Alcântara, sempre com o intuito de contextualizar o berço e crescimento do fado no pais.

A noite termina com “chave de ouro”, em uma casa típica de Fados no Bairro Alto, com o grupo sentado à mesa e servido por bebidas e pesticos tradicionais portugueses, como queijo, pão, azeitonas, presunto e azeite de primeira qualidade. Um verdadeiro passeio através de alguns dos patrimónios culturais portugueses, complementado por sua sua comida peculiar e música envolvente.

IMG_1128.JPG
Um verdadeiro banquete para o deleite dos comensais, a comer e ouvir o fado de verdade. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Na A Tasca do Chico, pudemos encontrar um local simples e aconchegante, mas cheio de tradição. O local é bastante concorrido, portanto e recomenda-se chegar cedo para acomodação confortável em uma das poucas mesas disponíveis. Importante destacar que la não é um local apropriado para jantar, e sim para noites de comida de partilha. Destaque para as paredes repletas de fotos com famosos, sempre acompanhadas pelo simpático proprietário Sr. Chico.

Ao som do “fado vadio” – ou seja fado não-profissional – transcorre a agradável noite musical, no estilo em que os cantores se revezam no palco começa de forma descontraída. Logo percebe-se a força das músicas, complexidade rítmica e emoção nas letras. Ficou claro que o fado não é transmitido somente com a voz, e sim com a alma.

Além desta experiência, a empresa “Lisboa Antiga” também promove a cultura do fado em eventos privados, conferências e tembulding.


QUADRADO.png UM POUCO MAIS SOBRE O MUNDO DO FADO

Engana-se quem acha que o fado é só tristeza e melancolia. Na verdade, este estilo musical português fala essencialmente sobre o amor, seus encontros e desencontros. Muitos afirmam que o amor só pode ser vivido em sua plenitude se tens ao lado a pessoa amada, e já a sua perda ou ausência pode-se levar sentimentos nostálgicos, o sentimento de saudade ou dor angustiante do ser apaixonado, mas não correspondido. Por outro prisma, mesmo em todo desalento, existe a esperanca de dias melhores, e vinho para debochar daquelas situacoes ou cíumes de quem te fazem sofrer. A palavra fado, vem do latim fatum, ou seja destino.

O fado é um género musical tipicamente português, em geral cantado por uma pessoa e acompanhado pela viola e guitarra clássica. Um dos géneros do fado é o “Fado Vadio”, apresentado por diferentes cantores – os chamados fadistas – a cantar e convidar ao palco os apaixonados pela música.

O fado teve seu apogeu com Amália Rodrigues, e foi ela que o popularizou com letras de grandes poetas, como Luis de Camões. Já no início do século XXI o fado é inscrito na lista de património imaterial da humanidade, UNESCO (2011).

Para entender mais sobre sua história a guia da tour disponibiliza vouchers para entrada no Museu do Fado, localizado no Largo do Chafariz de Dentro, 1 – Lisboa.

EM BREVE: ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA COM A “LISBOA ANTIGA” NAS FILMAGENS DA SÉRIE “INSIDE PORTUGAL” A SER EXIBIDA A PARTIR DE MAIO 2019


QUADRADO.png SERVIÇO

LISBOA ANTIGA

Rua Visconde de Santarém, 75B  – 1000-286 Lisboa

Telefone: (+351) 936 077 966

E-mail: geral@lisboaantiga.pt

Site Oficial: https://www.lisboaantiga.net/