GASTRONOMY

O DELICIOSO WORKSHOP DA PASTELARIA DA BATALHA PARA APRENDER A RECEITA TÍPICA DOS PASTÉIS DE NATA


QUADRADO.png O DELEITE DA DOÇARIA CONVENTUAL AO ALCANCE DE TODOS

Desde 2018 o jovem pasteleiro João, proprietário da Pastelaria Batalha na Baixa Lisboeta, começou a ministrar aulas de culinária em sua simpática loja. A nova empreitada é sucesso desde o início, com alunos de todas as partes do mundo, ansiosos por aprender a receita do tradicional pastel de nata português.


QUADRADO.png COMO É O WORKSHOP

Recentemente, a TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE foi conferir in loco os serviços desta empresa, feita por apaixonados por Gastronomia, para os que apreciam uma boa mesa.  O Workshop de Pastéis de Nata da Pastelaria Batalha é uma aula de cozinha especialmente pensada para turistas e amadores em Lisboa, que decorre dentro de uma pastelaria/confeitaria de verdade.

O criador e a criatura: João Batalha, pasteleiro proveniente da quinta geração de uma tradição familiar, exibe com orgulho sua obra. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Esta aula está direccionada principalmente para viajantes amantes da comida, que queiram aprender a fazer o doce mais popular da cidade. O

workshop está aberto a todos os níveis, inclusive a participantes sem qualquer prévia experiência na cozinha.

bat1

As aulas do workshop decorrem em uma cozinha profissional, de forma descontraída e agradável. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

Os alunos são convidados a entrar pequena fábrica da Pastelaria Batalha, localizada na cave/subsolo da loja. Na cozinha profissional, passam a viver a rotina real de uma pastelaria, vestir um avental, e trabalhar com todos os insumos e equipamentos utilizados pelos profissionais de cozinha.

Os animados grupos aprendem a fazer tudo desde o princípio: desde a massa folhada, recheio, até o assamento dos pastéis num forno de porte industrial. Ao final do workshop, o resultado é um conjunto de fresquíssimos e autênticos pastéis de nata, a cheirar bem por todo o espaço.

Durante este workshop, os participantes aprendem não só a receita de Pastel de Nata que poderão também refazê-la em casa, mas também um breve histórico da doçaria conventual prtuguesa, a icónica história dos pastéis e da vida de chefe pasteleiro profissional. Definifitamente, é muito mais do que uma experiência culinária, mas uma imersão também cultural.

EM BREVE: ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA DO WORKSHOP NAS FILMAGENS DA SÉRIE “INSIDE PORTUGAL” A SER EXIBIDA A PARTIR DE MAIO 2019


QUADRADO.png JOÃO: A 5a. GERAÇÃO DA FAMÍLIA DE PASTELEIROS

IMG_1281

Os deliciosos pastéis de nata, fruto da criação dos alunos na aula ministrada na Pastelaria da Batalha, em Lisboa. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

João nasceu literalmente no ramo da comida, sendo um padeiro de 5ª geração. Quando ele era bebê, seu berço costumava ser colocado em cima do balcão de sorvete do restaurante de sua família. Aos 7 anos, João estava fazendo café, de pé em uma cadeira para alcançar a máquina de café expresso. Aos 12 anos ele estava misturando uma sangria e seu pai sempre ficava um pouco irritado quando ele tentava saboreá-lo antes de servi-lo. Aos 14 anos começou a aprender a assar bolos e pães. Foi quando ele decidiu que estudaria administração de hospitalidade. Completou os seus estudos em Espanha, trabalhou em Londres e agora é proprietário da Pastelaria Batalha no coração de Lisboa, onde também dirige o “Pastel de Nata Workshop”.


QUADRADO.png A PASTELARIA DA BATALHA

IMG_1302

Piso superior da Pastelaria, com charmoso salão que convida a uma verdadeira viagem através da doçaria conventual portuguesa. Foto: TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE

A decoração primorosa e ambiente acolhedor chamam a atenção dos que estão a passear pela região da Baixa-Chiado. A uma curta distância da estação do metro, encontram-se os produtos de pastelaria e padaria, produzidos segundo as mais antigas e tradicionais receitas. Algumas destas receitas, como é o caso do premiado Parrameiro, passaram pela família de geração em geração, até aos dias de hoje. A selecção dos ingredientes, a sua origem e a garantia da sua qualidade são fundamentais e constituem um dos principais segredos do sucesso da marca. Fundada em 1990, com um compromisso assente na tradição e qualidade, a Pastelaria Batalha está presente em 3 locais no distrito/estado de Lisboa.

A Pastelaria Batalha é uma das pastelarias mais premiadas de Lisboa. Em 2018, a Pastelaria Batalha conquistou o 3º lugar no Concurso do Melhor Pastel de Nata de Lisboa.

Além do famoso pastel de natas, não deixe de experimentar algumas das especialidades da casa, dentre elas:

  • Pão parrameiro ( o bolo tradicional da Charneca )
  • Doce de feijão
  • Folar de maçã
  • Queijada com receita própria
  • Pão saloio

QUADRADO.png SERVIÇO

O Workshop de Pastéis de Nata da Pastelaria Batalha pode ser marcado através do site oficial.

As aulas regulares acontecem em Inglês, mas grupos privados tanto em Inglês, como Francês, Espanhol e Português são bem-vindos com marcação previa.

Site Oficial para realização do Workshop: www.pasteldenataworkshop.com

Endereço:  Rua Horta Seca, nº 1, Praça Luís de Camões, 1200-221 Lisbon, Portugal.

Horário: Todos os dias da 8.00h às 21.00h

Telefone: (+351) 214 019 117

Email: geral@pastelariabatalha.com


Categorias:GASTRONOMY, slider