INSIDE PORTUGAL

UMA GENUÍNA ALDEIA DE NATAL NA SERRA DA ESTRELA


nnnnnnnnnnnnnnnnn.png


QUADRADO.png UMA ALDEIA AUTÊNTICA FEITA POR GENTE GENUÍNA

A festa é a única no país em termos de decoração: todos os materiais usados são retirados da natureza. Giestas, videiras ou pinheiros são apenas algumas das matérias primas usadas para enfeitar da aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes.

Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”. Essa é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia. Este ano a festa, que tem a sua quinta edição, decorre entre 15 de dezembro e 1 de janeiro de 2018.

A Aldeia Natal é um evento 100% sustentável. Uma das características marcantes da festa é o facto de que todo o trabalho é feito pelos moradores da aldeia. As pessoas dedicam horas dos seus dias e noites para preparar a decoração, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio.

Outro aspecto a destacar é o fato de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das suas casas para receber os visitantes. Na edição anterior , a festa levou milhares de pessoas à aldeia. Neste ano, a organização aposta num crescimento do número de visitantes.

Uma pitoresca aldeia onde predomina o casario em xisto, um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar. A tradição e a identidade desta aldeia está muito associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia.

Esta é também a primeira Aldeia Led do país – designação atribuída pelo investimento em medidas de eficiência energética evidentes ao nível da iluminação pública. Esta intervenção despertou e consciencializou os habitantes da aldeia para uma maior responsabilidade ambiental e consequentemente uma maior preocupação na valorização e promoção dos valores  ligados à economia do baixo carbono.

A comunidade da Cabeça, com aproximadamente 200 habitantes, está a aprender a usar técnicas de ecodesign para decorar a aldeia. Estão a ser reaproveitados materiais florestais, produtos agrícolas tradicionais e outros desperdícios provenientes da indústria têxtil, nomeadamente a lã da serra da Estrela. O espaço público e as fachadas vão ser iluminados com recurso a tecnologia LED.

 O “espírito” do Natal que aqui se vive está presente nas ruas enfeitadas da aldeia e nos inúmeros cenários natalícios. Mercado de Natal, Presépios, a Casa do Pastor, a Casa do Chocolate, oficinas de cozinha, passeios temáticos pela Aldeia e a oficina de Natal, local onde pode comprar o pinheiro e outras decorações de Natal criados pelas mãos hábeis dos habitantes da Aldeia, são algumas das muitas sugestões do que pode ver e fazer na Aldeia Natal.


QUADRADO.png COMO CHEGAR

  • Desde o Porto:

Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direcção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela mesma estrada.

  • Desde Lisboa:

Siga pela A1 no sentido Norte até ao nó de Coimbra. Saia e entre no IP3 no sentido Viseu. Siga nessa estrada até encontrar a saída para Nelas. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela N231.

  • GPS:

Coordenadas Geográficas Aldeia Natal

Latitude: 40°19’11.13″N

Longitude: 7°44’6.49″W


Categorias:INSIDE PORTUGAL, slider