TRAVEL PHOTOGRAPHY

A FOTÓGRAFA VIAJANTE QUE É A EMBAIXADORA NÚMERO 1 DA INDÚSTRIA NA AUSTRÁLIA



QUADRADO.png   A FOTÓGRAFA VIAJANTE EMBAIXADORA NÚMERO 1 DA AUSTRÁLIA

Entrevistamos ontem a mundialmente conhecida fotógrafa Australiana Lauren Bath, que revolucionou a indústria do país e se tornou a influencer número 1 como embaixadora da fotografia no país. Ela emociona a todos com sua perspectiva singular ao enquadrar momentos, ensinando a uma legião de apaixonados por fotografia os segredos que ninguém mais conta. O trabalho da viajante profissional especializada em fotografia traz na bagagem, desde 2012, mais de 200 viagens, palestras, workshops e expedições fotográficas por lugares extraordinários.


QUADRADO.png   FOTOGRAFIAS NOTURNAS

Outra questão muito vivenciada por quem gosta de fotografar em viagens, porém sem equipamento profissional, é fotografar à noite, especialmente ao ar livre. O que fazer neste caso? Lauren não titubeou, e concordou que fotos noturnas requerem uma atenção extra. Podem ser bastante difíceis, mas o mais importante é conhecer previamente todas as funcionalidades de sua própria máquina, para poder utilizar ao máximo seus recursos disponíveis. O primeiro conselho que dá como início de investimento, é ter uma boa câmera, além lentes extras e um tripé. O segundo conselho que recomenda é uma leitura dedicada ao manual de instruções, compreendendo e tirando as dúvidas de como funciona cada recurso oferecido.


QUADRADO.png   FOTOGRAFIAS EM ESPAÇOS FECHADOS ENQUADRAMENTO & LUZ

Um viajante sempre se depara com pontos turísticos como museus, onde encontra condições ambientais pouco favoráveis para belas fotos. Com recursos escassos de luz, ela aconselha a amantes da fotografia conhecer bem seu equipamento. Desde os mais simples, até os mais profissionais, sempre haverá uma funcionalidade apropriada para capturar um melhor registro. Ela reforça: conheça as funcionalidades de sua câmera, teste-as, e explore ao máximo. Quanto ao melhor enquadramento, a questão já é outra. Aprender a fazê-lo requer sobretudo bastante prática, e somente é adquirida com o tempo e experiência.


QUADRADO.png   LUGARES EM QUE SUAS LENTES SONHAM FOTOGRAFAR

Suas lentes ainda sonham em fotografar o Egito, Turquia e Grécia. Portugal, o país mais hype do momento, ainda não teve a felicidade de conhecê-la, mas ela ouviu falar que é um país muito bonito, e lhe desperta curiosidade.


QUADRADO.png   ONDE FOTOGRAFAR NA AUSTRÁLIA

Os viajantes interessados em explorar a fotogênica  Austrália podem aproveitar o roteiro de hot spots delineado aqui por ela. Perguntamos quais seriam os pontos mais incríveis os quais renderiam belos registros, e ela nos listou a misteriosa Tasmania, Uluru, The Kimberly e The Pilbara. A verdade é que cada estado compreende uma personalidade única, com encantos especiais. Independentemente do sítio, a fotógrafa Lauren Bath sugere tentar a maioria de suas capturas ao nascer e pôr-do-sol, pois são os momentos do dia com a luz mais bonita.


QUADRADO.png   O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA FOTOGRAFIA

Lauren acredita que as redes sociais trouxeram um ganho imensurável para o campo da fotografia, gerando muito interesse pelo segmento, especialmente no que diz respeito a pessoas que viajam e desejam efetuar registros para serem eternizados em imagens. Mas, atenta também para o fato de que às vezes também é necessário também deixar a câmera de lado um pouco, e vivenciar a experiência, aproveitando o momento em cada local.


QUADRADO.png   O “PAU DE SELFIE”

Na verdade, Lauren Bath não é uma grande fã do acessório, especialmente porquê ela não gosta de se auto-fotografar. No entanto, quando deseja fazê-lo, ela se vale do recurso do tripé com timer para ter uma foto de si no cenário, de forma relativamente simples e com resultado profissional.


QUADRADO.png   COMO TIRAR BOAS FOTOGRAFIAS EM UM SMARTPHONE

Os interessados e amantes de fotografia muitas vezes viajam sem qualquer equipamento profissional. Então, como conferir fotografias de qualidade, mesmo com o uso de um smartphone? A boa notícia dada por Lauren Bath é de que, sim, é possível capturar bons registros, mas quando a luz é boa. A iluminação é como o alimento para a câmera, que impacta diretamente na qualidade das fotos. Terá belos registros em um smartphone quando as condições da luz forem favoráveis, adequadas e consistentes. Hoje em dia existem diversos pequenos acessórios – gadgets – que podem ser utilizados adicionalmente ao recurso do celular.


QUADRADO.png   REGRAS DE ETIQUETA PARA A FOTOGRAFIA

O primeiro mandamento é não ficar no caminho e ângulo de outras pessoas que estiverem fotografando, respeitando sobretudo as que chegaram ao local antes. Não assuste a vida selvagem e respeite a natureza. Assimile os desígnios culturais locais, para evitar situações desagradáveis. Esteja atento, por exemplo, ao visitar um sítio religioso, percebendo quais roupas são recomendadas.


QUADRADO.png   SAIBA MAIS

Para quem estiver interessado em saber mais sobre como um viajante pode tirar fotografias espetaculares, ela dá aulas super interessantes em seu curso online. Então, mesmo que você não esteja na Austrália, não tem desculpas para não ter fotografias estonteantes em cada viagem que fizer. É chamado “Get Camera Confident” disponível em http://bit.ly/lb-getcameraconfident e https://laurenbath.com/.


DIREITOS DE IMAGEM: LAUREN BATH


Categories: TRAVEL PHOTOGRAPHY