PORTUGAL

MADEIRA


A paisagem vitícola profundamente enraizada na Ilha é palco de miríades de cores que se transformam ao longo do ano, desde as diferentes tonalidades de verdes aos castanhos – avermelhados. A construção dos socalcos, sustentados por paredes de pedras, faz lembrar escadarias que vão em algumas partes da Ilha, do mar à serra, parecendo pequenos jardins imbuídos na paisagem. Reconhecida no mundo inteiro como destino turístico por excelência, a notoriedade da Ilha da Madeira deve-se, também, ao vinho que tem o seu nome e que nos mais variados pontos do globo ganhou fama e prestígio.

A Região Demarcada da Madeira é uma das mais antigas de Portugal e o seu futuro passa por uma aposta contínua na qualidade. Os Vinhos da Madeira são sujeito a um controlo rigoroso de qualidade levado a cabo pelo IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM) organismo, que tem, entre os seus objetivos, o controlo, a organização e legislação da produção e comercialização do Vinho da Madeira, assim como do sector vitivinícola em geral.

Os vinhos produzidos nesta Região integram não só a Denominação de Origem Protegida (DOP) “Madeira” ou “Vinho da Madeira”, como também a Denominação de Origem Protegida (DOP) “Madeirense” e a Indicação Geográfica Protegida (IGP) “Terras Madeirenses” , tendo os mesmos obrigatoriamente de observar um conjunto de regras e procedimentos previstos na legislação específica deste setor.

O Vinho Madeira é um vinho único no Mundo, ancestral e com características muito especiais, resultantes de uma perfeita combinação entre algumas variedades de uvas, o solo onde são cultivadas, o clima e processo de produção. Este vinho licoroso, que tem uma graduação alcoólica entre 17º e 22º, após a sua fortificação inicia um processo de envelhecimento onde a temperatura e a lenta oxidação promovem o aparecimento de características únicas. Cores ricas e impressionantes, aromas intensos e complexos, sabores surpreendentes e únicos fazem com que este vinho viva na memoria de quem tem a oportunidade de o provar e saborear.

Vinhos DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses”, os vinhos Brancos, Tintos e Rosés fazem parte de um projeto relativamente recente na Ilha da  Madeira, mas apesar da sua “juventude” já demonstram um carácter muito particular, onde a frescura e a tropicalidade dos aromas assumem um papel de relevo.

Os vinhos aqui produzidos são excecionais e refletem as características e particularidades de uma ilha brindada pela natureza e a dedicação de um povo, que desde há cinco séculos cultiva este precioso néctar.

Fonte: Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira


Categorias:PORTUGAL