ENOTURISMO EM PORTUGAL



QUADRADO.png O QUE É O ENOTURISMO

O Enoturismo tem como objetivo principal promover o conhecimento das etapas do processo produtivo do vinho  e de seus aromas e sabores que tanto nos encantam. Um turismo de vinho de qualidade vai muito além de uma simples visita às caves seguida de prova de vinho, ele convida o enoturista a vivenciar a cultura e a tradição local de forma a contextualizar a importância histórica desta atividade agrícola na região, ressaltando a deliciosa gastronomia local com dicas de harmonização (o vinho ideal para cada tipo de prato regional) e proporcionando experiências únicas e inesquecíveis como a participação nas vindimas (colheita das uvas e pisa a pé com os trabalhadores locais) e a oportunidade de poder dormir confortavelmente envolto por vinhas perfeitamente integradas com as magníficas paisagens!


QUADRADO.png ENOTURISMO EM PORTUGAL

Apesar de ter uma das regiões vinícolas mais bonitas no mundo, o Douro, o enoturismo em Portugal ainda está se consolidando e em franca expansão, motivos pelos quais proporciona excelentes oportunidades de descobrir lugares ainda pouco visitados, onde o conforto e o requinte coexistem harmoniosamente com o tradicional e o histórico.

Os tradicionais casarões setecentistas das quintas e herdades (grandes sítios e fazendas respectivamente) em Portugal abrigam charmosas pousadas que retratam com maestria o conceito “Wine House Hotel”, ou seja, verdadeiros “spa´s vinícolas”, onde a exclusividade e o atendimento diferenciado são os cartões de visita, uma vez que em geral possuem pouco mais do que uma dezena de quartos e mantém a gestão familiar.

Em que lugar do mundo você pode, durante uma refeição, descer até as caves de envelhecimento, escolher uma barrica de carvalho e levar para mesa uma garrafa do vinho escolhido para degustar?

Dependendo da época, você reinará praticamente sozinho na atmosfera acolhedora e silenciosa das hospedagens que estão envolvidas por vinhas, oliveiras e sobreiros (árvores da cortiça) e paisagens deslumbrantes, podendo sentir intensamente os valores, as tradições, as histórias, a cultura e a gastronomia local.

No universo dos vinhos, a grande diferença está nos pequenos detalhes. Ouvir parcimoniosamente as histórias dos simpáticos moradores locais permitindo o convívio desta experiência aos pormenores faz com que Portugal seja um destino obrigatório para os amantes do néctar dos deuses!