PORTUGAL

BAIRRADA


A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história e que procura um lugar no futuro. Foi, no passado, uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes no tempo da formação de Portugal, quando a capital do reino era Coimbra e o caminho da afirmação era para sul. Foi, também, terra de defesa da independência ameaçada pelos exércitos invasores de Napoleão, detidos na serra do Bussaco.

A sua mancha de vinha assistiu porém serenamente a todas estas convulsões do passado, porque os seus frutos sempre foram apreciados.

Também por isso a expedição de vinhos para fora, mesmo para o estrangeiro, cedo se verificou. Sinal de abertura da região ao exterior, mas que foi ainda de progresso económico e tecnológico, de transformação na ocupação do espaço e de construção de novas geografias.

Nas últimas décadas este processo de reestruturação chegou a fronteiras cada vez mais distantes. O emprego agrícola não resistiu às novas atracções urbanas, a indústria exigiu maiores centralidades e os serviços prosseguem ainda num crescimento que está para lá do nosso horizonte actual. Daí a possibilidade de lançar olhares em múltiplas direcções e das visões se entrecruzarem, umas vezes parecendo dar respostas, outras apenas interrogando.

A Bairrada é ainda um palco privilegiado das transformações que têm ocorrido em Portugal. Resume a mesma vitalidade social, idênticas potencialidades naturais, uma vocação comum para descobrir e sonhar, tudo em tamanho mais pequeno.
No entanto só alguns conseguem penetrar nos seus segredos e desfrutar de todo o seu encantamento.

Fonte: Comissão Vitivinícola da Bairrada


Categorias:PORTUGAL