Uncategorized

CARNES, AVES & CAÇA EM PORTUGAL

 



Mesmo com uma alta qualidade de frutos do mar, devido à sua proximidade litorânea, as carnes disputam o protagonismo com os peixes. As carnes também são muito apreciadas por renomados cozinheiros e habitantes nativos, que produzem incontáveis tipos de receitas, conhecidas no mundo inteiro. Em especial, as carnes de caça como javalis e veados tiveram um aumento de consumo considerável nos últimos anos. Dentre as mais consumidas no dia-a-dia, estão a do boi bairroso, ovelha, porco, ovelha, cabra e borrego.

Dentre algumas das belas receitas que podem ser produzidas com as inigualáveis  carnes portuguesas, considere o tradicional “Bife à Portuguesa”, feito com um espesso molho de vinho do Porto. O “Sarrabulho” é um prato tradicional da cozinha regional do Norte, onde são utilizados como insumos o porco, embutidos, carne de vaca e pão. Outro prato imperdível é a “Carne de porco à alentejana”, confeccionado com partes de carne de porco, condimentos e amêijoas.

A fantástica carne do boi barroso, procede do Planalto Barrosão no Norte de Portugal. É classificada como de “Denominação de Origem Protegida – DOP – pois advém somente de bois da raça barrosã. São igualmente cobiçadas as carnes de cabrito e borrego, especialmente da região central, como em particular o borrego da beira – IGP com Indicação Geográfica Protegida – também o borrego da serra da estrela – DOP, e o cabrito da beira – IGP.

Também merecem destaque a Carne Cachena da Peneda DOP, obtida a partir de animais da raça Cachena, demasiadamente suculenta,  além das carnes de cabras da raça Charnequeira, devido às pastagens espontâneas de que os animais se alimentam. Não deixe de experimentar também as carnes de Borrego do Nordeste Alentejano IGP, advindas de borregos filhos de ovelhas da raça Merino Branco. Sua carne é bastante tenra e saborosa, de textura suave e com gordura intramuscular para um paladar marcante. Aproveite o paladar proeminente da Carne de Porco Transmontano – DOP – é advinda em geral de leitões abatidos até os 45 dias, provenientes da raça Bísara.

Dentre as carnes de aves, chama a atenção aos paladares exigentes a do Capão de Freamunde – IGP – advinda de animais castrados antes de atingir a maturidade sexual e de raças tipicamente lusitanas na zona norte, nominadamente a Amarela, Pedrês Portuguesa e Preta Lusitânica.

Observe que diverge bastante a nomenclatura das frações da carne no Brasil em Portugal, como demonstrado abaixo.

                                           FONTE: WiKIPEDIA


Categories: Uncategorized

Deixe uma resposta