PORTUGAL

ESTUDAR EM PORTUGAL



QUADRADO.png  SAIBA TUDO SOBRE COMO ESTUDAR NO PAÍS

Muitos são os fatores que levam alunos de diversos países – uma grande maioria do Brasil com a recente aceitação do ENEM como forma de ingresso – pois o custo de vida é menor em relação ao resto da Europa. Além disso, o idioma e a além da excelência acadêmica da qualidade do país são atraentes inquestionáveis. Escolha se deseja realizar um intercâmbio, graduação, doutorado ou mestrado.


QUADRADO.png  VISTO DE ESTUDANTE

Sua obrigatoriedade é aplicada em casos de intercâmbio, licenciatura, mestrado, doutorado, pós doutorado, investigação científica, estágio não remunerado e ensino secundário. Fique atento à duração de seu curso, pois isso fará toda a diferença quanto a que tipo de visto precisará requerer. Caso seu planejamento de estudos enseje um curso com período superior a 1 ano, deverá solicitar o Visto de Residência. Caso seu curso possua duração inferior a 1 ano, deverá solicitar o Visto de Estada Temporária. Necessitando de uma prorrogação deste prazo, deverá antes solicitar a alteração junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em território português.


QUADRADO.png  INTERCÂMBIO DE GRADUAÇÃO

Para estudar em no país durante durante a graduação, contacte o setor de Relações Internacionais da Universidade em seu país. A maioria das grandes instituições de ensino têm acordos com as universidades portuguesas, com intercâmbio em geral de 3 até 12 meses. Sem dúvida, ter em seu curriculum uma passagem por notável instituição de ensino no exterior, será um diferencial para sua vida profissional.


QUADRADO.png  MESTRADO E DOUTORADO

Procure diretamente o website da instituição desejada para a qual você deseja se candidatar. Saiba que o ano letivo é diferente de outros países, em especial do Brasil. Em geral, as candidaturas de novos estudantes ocorrem nos meses de maio e Junho, para iniciar as aulas no mês de Setembro. Você precisará realizar o envio da sua “carta de motivação” e toda a documentação requerida para a universidade no exterior, que inclui passaporte, certificado de conclusão de ensino histórico escolar com notas, programas de disciplinas e muito mais.  A grande vantagem é que o processo é todo online, permitindo que você de um país realize sua matrícula e inicie seus estudos na data aprazada, em outro país.


QUADRADO.png  GRADUAÇÃO EM PORTUGAL COM O ENEM DO BRASIL

Uma ótima notícia para os estudantes brasileiros é que agora sua nota e classificação do ENEM serve como requisito para ingresso em muitas universidades em Portugal. Observe que a nota mínima do ENEM para servir como ingresso no curso superior no país varia entre 500 e 600 pontos, e modifica-se conforme a universidade. Somente para o curso de medicina é faz-se obrigatória uma prova específica para ingresso no curso.


QUADRADO.png  CUSTOS PARA ESTUDAR NO PAÍS

Como em qualquer país do mundo, esteja ciente de que os valores acadêmicos dos cursos em Portugal variam conforme cada instituição. Uma grande maioria da universidades públicas recebe subsídio do governo português,  onde aplica-se um desconto para alunos provenientes do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e outros. Esteja preparado para desembolsar por cada ano letivo um mínimo de €1.000. As mensalidades são chamadas “propinas”. Observe que tal qual a saúde pública, a universidade pública em Portugal também é paga. Existe um valor diferenciado para cidadãos e não cidadãos, fazendo-se necessário consultar previamente cada instituição para ciência dos preços de seus cursos.


QUADRADO.png  BOLSA DE ESTUDO

Você poderá se beneficiar de muitas ofertas de bolsas de estudo. Consulte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal para estar por dentro dos editais. Caso você seja funcionário de uma uniiversidade pública no Brasil, recebe benefícios e licenças para estudo em mestrado e doutorado, com adição de salário. Fique atento às nomenclaturas e requisitos para candidatura, visto que existem muitos tipos diferentes de bolsas, como as mistas – tanto para cidadãos portugueses quanto para estrangeiros.


QUADRADO.png  COMO É O ANO LETIVO

No mês de Setembro se dá o início do ano letivo no país. Leve em consideração que terá de comprovar na entrada ao país meios de subsistência para seu período de permanência, que abrangem não somente os valores das mensalidades, e também gastos com acomodação, alimentação, etc. Reserve pelo menos uns 6 meses antes deste prazo para:

  • Pesquisar online a universidade e curso desejado;
  • Reunir a documentação solicitada;
  • Enviar todos os documentos comprobatórios para cumprimento dos requisitos;
  • Solicitação do visto de estudo correspondente;
  • Receber a confirmação de sua matrícula;
  • Viajar e dar início ao curso desejado.


* Ao retransmitir as informações aqui contidas não deixe de mencionar a fonte de conteúdo TOP CHECK-IN® TRAVEL & FOOD WORLD MAGAZINE, de acordo com a legislação concernente


*OS VALORES, PRODUTOS, SERVIÇOS DESTE ESTABELECIMENTO ESTÃO SUJEITAS A MUDANÇAS. TODAS AS INFORMAÇÕES PRESENTES SÃO PUBLICADAS DE BOA FÉ CONFORME FORNECIDO PELOS PROVEDORES OU VERIFICADO PESSOALMENTE POR MEMBROS DE NOSSA EQUIPE. RECOMENDAMOS VERIFICAR DIRETAMENTE COM O ESTABELECIMENTO QUALQUER INFORMAÇÃO QUE SE FAÇA NECESSÁRIA ANTES DE SUA IDA AO LOCAL.

BANNERRESTAURANTE.png


Categories: PORTUGAL

Deixe uma resposta