TURISMO GASTRONÔMICO

TALEGGIO


TAL.png


QUADRADO.png   E X P L O R E   O S   M E L H O R E S   S A B O R E S

O nome deste queijo é devido ao Vale Teleggio. Nasceu da necessidade em se preservar o leite que sobrava do consumo caseiro, feiro a mão, de forma caseira em residências, e envelhecido em cavernas locais. A atribuição regulamentada de sua denominação de origem se deu somente em 1988, através de um regulamento da Comunidade Européia. Seu consórcio conta com 82 produtores, tendo sua produção em três regiões do norte da Itália, na Lombardia, Piemonte e no Veneto. É um alimento energético, rico em sais minerais e vitaminas A, B2 e E. Queijo de mesa típico, muito apreciado, é consumido normalmente após uma refeição. Deve ser consumido à temperatura ambiente, não frio. Ele também é um ingrediente útil para a preparação de muitos pratos (pizza, omelete, risoto, salada).


QUADRADO.png   A S P E C T O S

Possui consistência compacta, cor que varia do branco ao amarelo, crosta áspera e predominantemente rosada. É comercializado em formato retangular, como um paralelepípedo. A marcação na crosta é a garantia de que a peça foi produzida em plena conformidade com as normas e técnicas sanitárias ditadas pelo Consórcio. O logotipo mostra três T´s e um número, o qual permite identificar o laticínio produtor.


QUADRADO.png   A R O M A S  E  S A B O R E S

Possui um aroma de personalidade única, sabor suave, ligeira acidez e retrogosto trufado.


QUADRADO.png   P R O D U Ç Ã O

Atualmente possui modernas instalações de produção, mesmo que ainda utilizando leite de vaca integral e uso de lactobacilos. Nos processos artesanais, é salgado à mão. A maturação é feita em prateleiras de madeira, preparadas para reproduzir perfeitamente as condições ambientais  de temperatura e umidade. O período mínimo de cura é de 35 dias.


NOVOBANNERGRANDETORNESEUMPARCEIRO.png


 

Deixe uma resposta