TURISMO GASTRONÔMICO

PROVOLONE VALPADANA


PPP.png


QUADRADO.png   H I S T Ó R I A 

Teria nascido na segunda metade do século XIX, com a migração de camponeses da Itália meridional para a planície Padana. Em 1861, quando se transferiram para o Norte, os camponeses iniciaram uma verdadeira revolução agrícola que favoreceu a aparição e produção de diversos queijos. Como as queijarias da parte meridional dominavam a produção de massa, passaram a produzir queijos de massa  lada usando a produção leiteira das grandes fazendas da planície do Pó. Ganhou a antiga denominação de Provolone Típico – substituída depois pela sigla D.O.C, pelo DPR de 9 de abril de 1993. Em 1996, ganharia a Denominazione di Origine Protetta (Reg. CE n. 1107/96 da CEE de 12 de junho de 1996).


QUADRADO.png   O  C O N S Ó R C I O

O Consorzio Tutela Provolone Vapadana é uma organização voluntária, formada em 1975, sob o nome de Consorzio per la tutela del Provolone Tipico Italiano, posteriormente alterado em Consorzio del Formaggio Tipico Provolone (1986), depois para Consorzio Tutela Provolone (1993) e, finalmente, em 2002, Consorzio Tutela Provolone Valpadana. Tem 11 queijarias associadas. No centro do vale do Pó, a área de produção vasta, mas com delimitação precisa, inclui as províncias de Cremona, Piacenza, Brescia, Verona, Vicenza, Rovigo, Pádua e parte das províncias de Lodi, Bergamo, Mântua e Trento.


QUADRADO.png   A S P E C T O S

Queijo semiduro com massa compacta, de cor ligeiramente palha. Seu sabor é delicado; posteriormente se torna mais torna mais pronunciado, quase picante, para as peças com maior tempo de cura. Pode ter peso de 500gr até 100kg, sendo os pesos mais frequentes de 500gr a 6kg. Obtido a partir de leite de vaca integral, com acidez natural, beneficia-se de uma dupla preparação, comum nos queijos de massa filada: a verdadeira caseificação e a filagem. Pode ter cura de 3 meses até um ano e, também, pode ser defumado.

 


QUADRADO.png   P R O D U Ç Ã O

A produção anual é inferior a 10.000 toneladas. Este queijo contém proteínas, lipídios, glucídios, cálcio e vitaminas. É adequado para pessoas de todas as idades, especialmente para crianças pequenas. Este é um queijo de mesa típico, ideal para lanches. Ele derrete facilmente, o que o torna perfeito para certos tipos de preparação culinárias, mas também vai bem com legumes e pão italiano. O Provolone Valpadana é produzido em vários formatos e, qualquer que seja ele, leva de uma forma ou outra uma amarração com barbante. O Consórcio controla todo o processo de fabricação e concede a utilização da marca, a qual é amarrada em algum lugar do barbante na forma de selo ou medalhinha, no qual é impressa a marca registrada do Consórcio. Os fabricantes de Provolone Valpadana D.O.P. picante podem solicitar do Consórcio, a partir do oitavo mês de maturação, a utilização do selo P.V.S (Provolone Valpadana Stagionato), atestando que se trata de um produto de maturação superior a oito meses. O queijo, para poder ostentar essa marca, deve passar por um exame seletivo, avaliando a aparência externa da forma, a estrutura da massa, sua cor e sua qualidades organolépticas.


NOVOBANNERGRANDETORNESEUMPARCEIRO.png


Deixe uma resposta