PARMIGIANO REGGIANO


PARM.png


QUADRADO.png   E X P L O R E   O S   M E L H O R E S   S A B O R E S

O Parmigiano Reggiano é mais um famoso queijo Italiano, mas que possui anualmente uma produção menor que o Grana Padano. Tecnicamente possui a mesma receita que o Grana Padano, mas ao degusta-lo, é possível perceber um sabor diferente, que pode vir da diferença da alimentação das vacas, provando que o “terroir” transfere para os produtos características únicas.

Com sabor e aroma marcantes, e textura especial, o Parmigiano Reggiano se destaca no mundo, e essa qualidade é resultado da perfeita sintonia entre o produtor de leite, e o produtor de queijo, que vai transformar o leite em queijo, e depois certificar de uma maturação adequada. O Parmigiano é produzido desde 1200, onde foi feito pela primeira vez nos mosteiros beneditinos, na área entre o rio Pó e os Apeninos.

Esse fantástico queijo é feito com leite de vaca fresco, sem aditivos, e sem passar por qualquer tipo de tratamento. Ele passa por um processo de maturação (mínimo 12 meses), onde o leite irá adquirir sabor e texturas diferenciadas. A qualidade do queijo vai depender dos ingredientes usados para a produção.


QUADRADO.png   H I S T Ó R I A

Na Idade Média, por volta do ano 1100, quando os monges beneditinos começaram a revitalizar as zonas úmidas (pântanos) do Vale do Rio Pó usando vacas para arar o campo, os animais eram tantos e havia tanto leite, que era necessário transformá-lo em algum produto para poder conservá-lo durante os longos meses de inverno.

Sua receita original é a mesma há nove séculos, e é muito bem controlada para garantir sempre o método de preparo padrão. A alimentação das vacas devem ser apenas de ervas cultivadas no local de origem, ou de alimentos naturais. A ordenha das vacas acontece duas vezes ao dia, e é preciso atentar para um detalhe importante: os animais bebem o leite em que o queijo é feito, duas horas antes da próxima ordenha.

Graças à utilização de caldeiras rudimentares religiosas foi possível então criar um queijo duro, grande, que poderia ser mantido por bastante tempo. Assim nasceu o primeiro Parmigiano, ou parmesão.

QUADRADO.png   L O C A L I D A D E

O Parmigiano Reggiano, só pode ser produzido nas regiões: Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, a oeste do rio Reno e Mantua, a leste do rio Po. O fato de o queijo ser tão especial e saboroso é resultado de um trabalho a mão feito pelos mestres queijeiros, que necessita de muita habilidade e técnica.São usados 16 litros de leite para produzir apenas 1 kg de queijo. Ou seja, para uma roda de parmigiano reggiano, são necessários 550 litros de leite.

Em 2012, o consórcio de produtores da região da Emilia-Romagna, sofreu com um terremoto que quebrou 350 mil peças de queijo. Na ocasião, o chef Massimo Bottura (atual número um do mundo pela disputada lista “50 Best”) fez uma campanha nas redes sociais para vender as unidades danificadas e assim evitar a falência dos produtores. Deu certo.


QUADRADO.png   T E M P O   D E   M A T U R A Ç Ã O

Esse é o tão famoso Parmigiano Reggiano, que é classificado pelo tempo de maturação: mínimo de 12 meses, 18 meses, mínimo de 24 meses e 24-28 meses. Sem duvidas, quanto maior o tempo de cura do queijo, maior a concentração de sabor, e mais forte ele é.


NOVOBANNERGRANDETORNESEUMPARCEIRO.png


Deixe uma resposta