TURISMO GASTRONÔMICO

MOZARELA DI BUFALA


MOZ.png


QUADRADO.png   E X P L O R E   O S   M E L H O R E S   S A B O R E S

É da região da Campânia, também ao sul da Bota, que vem as melhores marcas do ingrediente. Elas podem receber nomes diferentes como Fior di Latte (geralmente a de leite de vaca) e Mozzarella di Bufala Campana (feita com leite de búfala).

O nome Mozzarella se deve ao processo manual de “mozzatura”, usado para dividir as peças do queijo durante o preparo. Os italianos gostam de consumi-la fresca em temperatura ambiente. E, claro, como a estrela principal da verdadeira pizza napolitana.

A Mussarela é um queijo fresco da região da Campânia, a princípio produzido com leite de búfala, mas hoje feito em todo o mundo a partir de leite de vaca. Sua fabricação iniciou-se por volta do século XVI. Uma boa mussarela deve possuir uma crosta fina, consistência semi-dura, textura compacta, fechada, coloração esbranquiçada, odor suave e sabor ligeiramente ácido e salgado.

É um queijo coalhado, para ser consumido fresco, fatiável, com textura firme, sabor e aroma que lembram o leite de que é feito. É indispensável nas pizzas e lazanhas.

A Mussarela de búfala apresenta um sabor adocicado e refrescante. Consumida in natura como aperitivo, tem a vantagem de ser mais leve do que os queijos comuns. Acompanha vinhos tintos leves e com o Ishia e Biancolella. Na Campânia encontramos também o Caccio Cavalo. Seu formato assemelha-se a um casco de cavalo. Ótimo com torradas e receitas diversas.


NOVOBANNERGRANDETORNESEUMPARCEIRO.png


Categories: TURISMO GASTRONÔMICO

Deixe uma resposta