TRADIÇÃO MILENAR DO CHÁ NA CHINA


CABCHINA.png


QUADRADO.png   E X P L O R E   O S   M E L H O R E S   S A B O R E S

A tradição do chá na China é representada na qualidade de seus chás, que surgiram no país há 5000 anos e se destacam mundialmente até os dias atuais. Uma bebida culturalmente apreciada no gigante asiático, que atravessou fronteiras e se encontra hoje como parte dos hábitos diários em muitos outros países ao redor do globo, sendo a segunda bebida mais consumida, somente atrás da água.

 QUADRADO.png HISTÓRIA

A invenção do chá é veiculada oficialmente como ocorrendo a cerca de 5000 anos atrás, remontando ao imperador chinês Shennong, que por hábito, obrigava que toda água potável fosse fervida antes de seu consumo, como uma forma de precaução higiênica. De acordo com a lenda, o imperador e sua corte, durante uma viagem por seu reino, fizeram uma parada para descansar. Para obedecer às regras de Shennong, seus servos ferveram a água para a corte, mas deixaram que folhas de um arbusto próximo caíssem no líquido, tingindo-o com uma coloração amarronzada. Como um cientista, o imperador se interessou pela bebida, experimentando-a e gostando do novo sabor.  Assim, em 2737 a.C, havia sido inventado o chá na China.

QUADRADO.png A S P E C T O S   C U L T U R A I S

Os chás chineses são de grande importância quando se consideram os costumes do país asiático, e engana-se quem pensa que são feitos apenas para se beber, para se matar a sede. Na China, a degustação do chá é algo comum, da mesma forma como é comum se degustar um vinho, por exemplo. Aprecia-se e julga-se a bebida através da cor, aroma e sabor do chá, e até mesmo da qualidade da água utilizada na preparação. A cultura dos chás para os chineses ainda vai além: pode-se ver a atividade de ingerir a bebida sob um aspecto ainda mais profundo, envolvendo uma filosofia, moralidade e exercício de “refrescar a mente”; um verdadeiro ritual cheio de significados. Chá é provavelmente o líquido mais consumido no mundo depois da água. Há muitos tipos de chás e para evitar que esse post se torne um livro, vamos mostrar os chás mais consumidos na China.

QUADRADO.png T I P O S   D E   C H Á S   C H I N E S E S

Os chás chineses apresentam uma imensa variedade, mas são comumente classificados em seis categorias principais, que variam de acordo com o grau de fermentação e o processamento de cada chá.

Segue abaixo uma lista com o nível de fermentação de cada tipo de chá:

  • Chá Verde: Green tea: 0%
  • Chá Amarelo: Yellow tea: 10 – 20%
  • Chá Branco: White tea: 20 – 30%
  • Chá Oolong: Oolong tea: 30 – 60%
  • Chá Vermelho: Red tea: 80 – 90%
  • Chá Preto: Black tea: 100%

QUADRADO.png C H Á   V E R D E

O chá verde chinês é conhecido como mais popular e mais antigo, sendo apreciado no país há milhares de anos. Ele é feito de novos brotos da planta do chá, cujas folhas são secas e processadas de acordo com o que se é desejado como resultado final. O tradicional chá verde apresenta uma cor pálida e um sabor adstringente acentuado. O chá verde chamado de “Dragon Well”é o mais conhecido desse tipo na China, sendo produzido na região montanhosa de Longjing. Famoso por sua coloração esmeralda, fragrância específica e um sabor mais adocicado, também é conhecido por suas propriedades medicinais, como anti-inflamatória, desintoxicante e digestiva.


QUADRADO.png C H Á   V E R M E L H O   O U   P R E T O

O chá vermelho, a segunda maior categoria entre os chás chineses, é feito de brotos novos de folhas das plantas do chá, que são murchos, esmagados, fermentados e depois, secos. O resultado das infusões produz um líquido avermelhado e com um aroma sutil.


QUADRADO.png C H Á  W U L O N G

O chá Wulong ou chá azul, é um chá não fermentado, feito de uma mistura entre chás verde e vermelho, apresentando a junção de sabores  e aromas desses dois tipos. Ele é utilizado para ajudar na decomposição de gordura corporal, auxiliando na perda de peso.


QUADRADO.png C H Á   B R A N C O

O chá branco também é um tipo não fermentado, derivado de um chá verde não curado, que foi seco rapidamente. Ele é o mais claro dentre os chás chineses,  apresentando um sabor bem sutil. Um dos antioxidantes mais poderosos da natureza. O chá branco é feito a partir de gemas de modo que eles se tornem folhas futuras, que são coletadas pouco antes de os botões são totalmente aberto e secas ao ar livre e vapor. Elas são colhidas na primavera, com uma margem de muito específico para tempo de coleta, como passado este período, o seu desenvolvimento é transformada em outro tipo de você, e não como potentes propriedades antioxidantes que o caracterizam. Ele também foi chamado de Imperador chá, sendo o consumo exclusivo deste, é proibido a qualquer outra pessoa no corredor da morte, nos tempos antigos. O segredo de seu poderoso antioxidante e capacidade anti-radical está no que acontece após as papilas são recolhidos, que não estão sujeitos ao mesmo tratamento que é feito com o chá verde, as folhas são apenas sujeitos a vapor, assim, manter suas propriedades . Estudos indicam que as folhas de chá mais próximo ao seu estado natural fazer chá branco contém mais polifenóis, um poderoso antioxidante que transformá-lo em um aliado para prevenir a degeneração celular causada pela oxidação das células que causam câncer, é mais ricos nestas substâncias do que qualquer outro tipo de chá. Outro dos seus usos na China é como um remédio eficaz para colmeias, por seu poder anti-séptico e antibióticos.


QUADRADO.png C H Á   A M A R E L O


O chá amarelo é produzido de forma em que as folhas úmidas do chá são deixadas para secar naturalmente. O aroma é parecido como chá vermelho, enquanto o sabor é mais próximo aos chás verde e branco.


QUADRADO.png B E N E F Í C I O S   À   S A Ú D E   E   B E M – E S  T A R

A tradição de se beber água quente já é considerada na China como um costume que traz benefícios à saúde. Ingerir chás, com tamanhas variedades disponíveis no país, é algo que também é visto como um hábito saudável. Cada tipo seria capaz de trazer, especificamente, determinados benefícios ao corpo humano, e não é à toa que os chás chineses são matéria de estudos na chamada Medicina Tradicional Chinesa.

O chá vermelho é considerado como aliado para a diminuição da gordura corporal, rico em flúor, diminui a fadiga e fortalece os ossos.  O famoso chá verde regulariza a pressão sanguínea e o colesterol, ajuda na diminuição da taxa de açúcar do sangue. O chá branco é rico em vitamina A, enquanto o chá Wulong é fonte de vitamina C, reduz irritações na pele e baixa níveis de colesterol, dentre outras propriedades.


Deixe uma resposta